River Plate vai punir torcedores por 'gestos xenófobos' contra o Fluminense
Colaboração para o UOL, em São Paulo
19/07/2023 16h57
O River Plate informou, através do seu site oficial, que identificou os dois torcedores responsáveis pelos "gestos xenófobos" na partida contra o Fluminense, pela quinta rodada da Libertadores.
O que aconteceu
A equipe argentina garantiu que vai punir os dois homens pelo ato, mas não informou qual será a sanção "com máxima severidade" que será aplicada a eles.
Apesar de falar sobre o assunto, o River Plate não detalhou se as atitudes dos torcedores identificados foram "racistas".
O único momento em que fala sobre isso é quando diz que busca construir "uma sociedade livre de xenofobia e racismo" adotando ações concretas.
O clube também informou que vai realizar uma campanha de conscientização entre seus torcedores nos canais oficiais.
A punição da Conmebol
A Conmebol já havia punido o River Plate pelo episódio com multa de 100 mil dólares, cerca de R$ 485 mil, e fechou um setor do estádio.
Assim, no jogo como mandante nas oitavas de final da Libertadores, o time argentino vai jogar com a arquibancada Centenário-Alta interditada.
A Conmebol obrigou o clube a cobrir o setor fechado com faixas da campanha da entidade contra o racismo.
O que diz a nota oficial
"O River Plate comunica que, por meio das câmeras de segurança instaladas no Estádio, conseguiu identificar os dois torcedores responsáveis praticado conduta que o Clube considera intolerável.
Por sua vez, a River manifesta mais uma vez o seu absoluto repúdio a este tipo de gesto, que vai de encontro aos valores de respeito e tolerância que são diariamente promovidos pela Instituição.
Neste sentido, o Clube reafirma o seu compromisso de continuar a construir uma sociedade livre de xenofobia e racismo, o que se traduz em ações concretas como a formação dos seus quadros e atletas, alianças com organizações que lutam contra este problema e a criação de uma campanha de sensibilização que será divulgado nos próximos dias por meio de seus canais oficiais de comunicação".