Copa 2023: Decisão do VAR é anunciada pelo sistema de som do estádio
Colaboração para o UOL, em São Paulo
20/07/2023 06h13
Classificação e Jogos
A vitória da Nova Zelândia por 1 a 0 sobre a Noruega, na estreia da Copa do Mundo Feminina, contou com uma novidade para a arbitragem: o anúncio de uma decisão do VAR no sistema de som do estádio.
O que aconteceu
Pênalti para a Nova Zelândia? Aos 42 minutos do segundo tempo, a árbitra japonesa Yoshimi Yamashita foi chamada para rever um lance de possível penalidade máxima, após Tuva Hansen desviar um cruzamento das anfitriãs com a mão.
Anúncio da decisão para todo o estádio. Após rever a jogada, Yamashita explicou que o pênalti seria marcado após análise do lance no vídeo.
Na trave! O pênalti era a chance de a Nova Zelândia aumentar a vantagem construída e evitar uma possível pressão nos minutos finais. No entanto, Ria Percival acertou a trave.
Não é a primeira vez. O anúncio de decisões da arbitragem após revisões no VAR para todo o estádio foi testado no Mundial de Clubes masculino, no Marrocos, e no Mundial Sub-20 masculino, na Argentina, no mês passado.
Liderança para as donas da casa. Com a vitória, a Nova Zelândia é a primeira colocada do Grupo A, que conta ainda com Filipinas e Suíça, que se enfrentam amanhã, às 2h da manhã (de Brasília).
Queremos dar mais transparência, maior entendimento das decisões tomadas por um árbitro [...] Os árbitros aqui em Sydney já participaram no campo de treinamento e as coisas estão indo bem. Estamos muito confiantes de que esta nova ferramenta será muito positiva.
Pierluigi Collina, presidente do Comitê de Árbitros da Fifa, antes da Copa do Mundo Feminina