Com 23 seleções, Nike e Adidas dominam uniformes na Copa do Mundo Feminina

Em meio ao início da Copa do Mundo Feminina 2023, disputada entre os dias 20 de julho a 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia, a maioria das equipes já anunciou os novos uniformes. Os equipamentos esportivos nesta edição serão, em grande parte, exclusivos das seleções femininas e terão tecnologias especiais para fornecer maior conforto às mulheres.

Dentre as inovações específicas, destacam-se calções pensados para impedir vazamentos de jogadoras menstruadas durante as partidas, diferentes ofertas de sutiãs para as atletas escolherem o modelo que se sentirem mais confortáveis, materiais e texturas para ajudar a manter a sensação de frescor das jogadoras, e materiais absorventes de suor para mantê-las secas.

Com a valorização cada vez maior da modalidade feminina e a maior repercussão ao longo dos anos, grande parte dos uniformes das seleções que disputarão o mundial também contêm designs exclusivos para as mulheres. As principais fornecedoras de material esportivo dentro da competição são Nike e Adidas, com 13 e 10 seleções, respectivamente.

Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo e sócio-fundador da agência Wolff Sports, analisa a importância desses designs específicos para as equipes femininas: "Ter uma identidade própria é importante para qualquer marca. E as federações e fornecedoras estão entendendo cada vez mais que o futebol feminino merece, também, atenção especial na idealização dos uniformes, de modo que não apenas replique o que é produzido para o masculino. Além disso, essa personalização ainda abre horizontes para exploração de novas receitas, como na venda desses modelos exclusivos", analisa o executivo.

Dentre os conceitos de uniforme adotados pelas principais seleções, destacam-se duas linhagens. O Brasil, assim como Suécia, Colômbia, Espanha, Argentina, Alemanha e Nova Zelândia, possui mantos com referências à natureza e a paisagens naturais. No caso da seleção canarinho, os uniformes exaltam a Mãe Natureza e a Floresta Amazônica.

Outro dos conceitos base são alguns dos movimentos artísticos da idade contemporânea, referenciados, em maioria, por seleções europeias. A França usará manto inspirado no movimento artístico "orfismo", enquanto a camisa da Inglaterra conta com referências à Art Déco - além do design do Estádio de Wembley, que completa 100 anos em 2023. Já Portugal traz a arte moderna para o uniforme e a Dinamarca jogará com um design do padrão gráfico em forma de Pop Art. Na América do Norte, os EUA terão uniforme com conceito inspirado no expressionismo abstrato.

Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt Sport, comenta sobre esse movimento de as seleções trazerem uniformes com designs inspirados em conceitos relevantes para aquela nação: "É importante que todo projeto para novos uniformes se baseie em conceitos que se liguem ao clube ou à seleção. Com isso, agrega-se identidade às coleções e cria-se maior potencial de geração de receitas com esses produtos. Em meio a um torneio com grande apelo significativo como é a Copa do Mundo, inclusive, as coleções podem ser ainda maiores, com camisas licenciadas, agasalhos e roupas casuais", avalia.

Para Bruno Brum, diretor de marketing da End to End, agência que realiza ativações com torcedores, trazer esse tipo de identificação no uniforme também é uma boa forma de se conectar com o torcedor, além de constituir uma boa estratégia de marketing: "Quando se idealiza um uniforme no qual o torcedor se sinta representado de alguma forma, a aproximação com o time naturalmente acaba sendo maior. Além disso, a chance de ele gostar dessa roupagem e ter o interesse em adquiri-la também são muito maiores", afirma.

Confira os fornecedores de cada seleção para a Copa do Mundo Feminina:

  • Nike (13) - Brasil, Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, EUA, França, Holanda, Inglaterra, Nigéria, Noruega, Nova Zelândia e Portugal.
  • Adidas (10) - Suécia, Japão, Colômbia, Espanha, Argentina, Alemanha, Costa Rica, Jamaica, Itália e Filipinas.
  • Puma (2) - Suíça e Marrocos
  • Castore (1) - Irlanda
  • Grand Sport (1) - Vietnã
  • Hummel (1) - Dinamarca
  • KoPa (1) - Zâmbia
  • Le Coq (1) - África do Sul
  • Reebok (1) - Panamá
  • Saeta (1) - Haiti
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