High School Musical tem tudo a ver com Filipinas na Copa; entenda
João Victor Miranda
Colaboração para o UOL, em São Paulo
21/07/2023 12h08
Classificação e Jogos
A seleção das Filipinas fez sua estreia hoje (21) na Copa do Mundo Feminina. Diante da Suíça, a equipe asiática foi derrotada por 2 a 0, em jogo válido pelo Grupo A. Mas o resultado não é motivo para tristeza. A vaga no Mundial já foi uma grande conquista, que também pode ser explicada por outro sucesso que não tem a ver com o futebol: High School Musical.
O que aconteceu
Protagonistas de origem filipina. Em 2006, a Disney lançou o primeiro filme da trilogia High School Musical, que, mais tarde, em 2015, virou um seriado. No cinema, Vanessa Hudgens, cuja mãe nasceu nas Filipinas, foi a personagem principal - Gabriela Montez. Na TV, o principal papel feminino ficou com Olivia Rodrigo, que também tem raízes no país do sudeste asiático.
Colonização americana e diáspora. Durante a primeira metade do século XX, as Filipinas eram território norte-americano. Neste período, muitos filipinos se mudaram para a América, principalmente para a Califórnia. Hoje, há cerca de 4,5 milhões de pessoas de origem filipina nos Estados Unidos
Captação de talentos e evolução do futebol. Pensando em uma maneira de melhorar o futebol local - que nunca havia conseguido vaga em Mundiais -, a Federação Filipina de Futebol (PFF) passou a monitorar, no início da década passada, talentos com raízes filipinas que estivessem em outros países.
Bom desempenho na Copa da Ásia. Agregando várias jogadoras nascidas em outros territórios, principalmente nos EUA, a seleção filipina conseguiu um bom desempenho no último torneio continental. Sob o comando do experiente técnico australiano Alen Stajcic, que comandou por seis anos a seleção feminina do país dele, as Filipinas chegaram às semifinais e garantiram vaga na Copa do Mundo.
Elenco multicultural. Apenas uma jogadora convocada para defender as Filipinas na Copa do Mundo nasceu no país do sudeste asiático - Anicka Castañeda, uma das duas que atua no futebol local. Dezoito atletas são norte-americanas, sendo que oito nasceram na Califórnia. Há ainda duas norueguesas, uma australiana e uma canadense no grupo.
No Brasil e no resto do mundo. Enquanto apenas Castañeda e Hali Long jogam nas Filipinas, a zagueira Reina Bonta defende o Santos. No restante do elenco, há jogadores nos Estados Unidos, Islândia, Suécia, Noruega, Sérvia, Austrália e Alemanha.
Contra a lógica. Em busca da classificação, as Filipinas têm pela frente no Grupo A a Noruega, campeã do mundo em 1995, e as co-anfitriãs da Nova Zelândia. Desde o início deste século apenas três seleções estreantes em Copas do Mundo conseguiram passar da primeira fase - todas em 2015: Camarões, Suíça e Holanda.