Capitã da África do Sul diz que seleção resolveu disputa salarial
Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)
22/07/2023 03h54
Classificação e Jogos
A seleção da África do Sul já está pronta para disputar a Copa do Mundo Feminina depois de resolver alguns impasses pelos salários das jogadoras.
O que aconteceu
A capitã Refiloe Jane garante que todos os problemas salariais da seleção sul-africana foram resolvidos. A equipe estreia na Copa contra a Suécia no domingo (23), às 2h (de Brasília).
A disputa acabou após o presidente da Confederação Africana de Futebol, Patrice Motsepe, garantir um pagamento de 320 mil dólares (R$ 1,5 milhões) distribuidos igualmente entre as jogadoras convocadas pela África do Sul na competição.
Houve anteriormente um protesto das jogadoras contra a Fifa, após a entidade não garantir um pagamento de 30 mil dólares (R$ 143 mil) para cada jogadora, como era previsto no acordo inicial junto a Federação Sul-Africana. A situação gerou um conflito interno no time às vésperas do início do torneio.
Todas as disputas contratuais que tínhamos foram resolvidas. Quando saímos da África do Sul, garantimos à nação que tudo estava em ordem. Então, ao entrar neste torneio, nosso foco tem sido apenas o futebol.
disse Refiloe Jane, meia da seleção sul-africana.