Dominantes, EUA estreiam com vitória sobre o Vietnã na busca pelo penta
Nicholas Ornelas Barbosa
Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)
22/07/2023 00h07
Classificação e Jogos
A seleção dos Estados Unidos fez jus ao favoritismo e venceu o Vietnã por 3 a 0 na noite desta sexta-feira (21), no estádio Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia, pela Copa do Mundo Feminina.
Os gols foram marcados por Sophia Smith (duas vezes) e Lindsey Horan. Alex Morgan ainda teve um pênalti defendido pela goleira do Vietnã, que foi uma das grandes personagens da partida.
Apesar da derrota, o Vietnã, que estreou na competição, fez um jogo bastante digno e ainda contou com forte apoio da torcida presente em Auckland.
Com o resultado, as tetracampeãs mundiais (e atuais bicampeãs) assumem temporariamente a liderança do Grupo E, enquanto o Vietnã vai para a lanterna. Ainda haverá a partida entre Portugal e Holanda, as outras equipes da chave.
O próximo jogo do EUA acontece na quarta-feira (26), às 22h (de Brasília), contra a Holanda. Já as vietnamitas encaram Portugal na quinta-feira (27), às 4h30.
Como foi o jogo
Ataque contra defesa e estratégias bem definidas. O Vietnã entrou para se defender diante da força ofensiva dos EUA, mas as chances norte-americanas surgiam naturalmente, até Sophia Smith abrir o placar aos 14 minutos do primeiro tempo e tirar um peso das costas da equipe.
Goleira Kim Thahn fez história, defendeu pênalti de Morgan, mas depois falhou. A arqueira vinha se consagrando na partida, sobretudo após a grande defesa, mas poucos minutos depois sofreu o segundo gol dos EUA em duas falhas em sequência. No entanto, o pênalti perdido valeu o dia das vietnamitas, que vibraram bastante com o lance.
Total domínio americano no confronto. O Vietnã quase não passou do meio de campo e terminou o jogo com apenas um chute no gol dos EUA.
Rapinoe disputou seu 200º jogo pelos EUA. A atacante norte-americana entrou no segundo tempo e alcançou uma marca notável com as cores da seleção.
Gols e lances importantes
EUA abre o placar após persistência. Depois de criar muito volume de jogo, o gol enfim saiu, com a meia Sophia Smith. Ela recebeu belo passe de letra de Alex Morgan e, na cara do gol, finalizou na saída da goleira vietnamita.
Quase Morgan, em duas boas chances. A camisa 13 recebeu em profundidade e tentou finalizar cruzado. A bola passou rente à trave. No lance seguinte, a atacante recebeu após infiltrar na área, tentou fintar Kim Thahn e chutou, mas a goleira se recuperou e conseguiu defender.
Pênalti para os EUA. Rodman, que se destacou bastante na partida pelo lado direito, foi derrubada na área no final da primeira etapa.
Morgan perdeu o penal. Parecia não ser o dia da estrela norte-americana, que teve o pênalti defendido por Kim Thahn, aos 43 do primeiro tempo. A atacante ainda tentou aproveitar o rebote, mas o chute saiu travado pela defesa adversária.
EUA faz o segundo com auxílio do VAR. Kim Thahn afastou mal e a bola sobrou para Smith, que finalizou de primeira e aproveitou uma falha de posicionamento da goleira vietnamita. A árbitra chegou a anular o gol por impedimento, mas o lance foi revisado e validado pelo VAR.
Seria um gol relâmpago. Smith teve a chance de anotar um hat-trick com 10 segundos de segundo tempo, mas, quase na pequena área, a meia pegou mal na bola e chutou para fora.
Agora foi: depois de muitas tentativas, Horan balançou as redes. Smith limpou a marcação e a goleira para deixar a camisa 10 livre na grande área, com o trabalho apenas de escorar para o fundo do gol.
No travessão. Lavelle mandou um chute perigosíssimo, a bola bateu no travessão e pingou quase na linha do gol. A tecnologia chegou a ser acionada para ver se a bola entrou.
Vietnã tentou. Praticamente no último minuto de jogo, as asiáticas deram o primeiro chute no gol, mas a finalização foi fraca e parou nas mãos de Naeher.
FICHA TÉCNICA
Estados Unidos 3 x 0 Vietnã
Competição: 1ª rodada do Grupo E da Copa do Mundo feminina
Local: Estádio Eden Park, em Auckland - Nova Zelândia
Público: 41.107 pessoas
Data e horário: 21 de julho de 2023, às 22h00 (horário de Brasília)
Árbitro: Bouchra Karboubi (MAR)
Cartões amarelos: Horan [Estados Unidos]
Gols: Sophia Smith (aos 13 e 52 minutos do primeiro tempo) e Horan (aos 31 minutos do segundo tempo)
ESTADOS UNIDOS: Naeher; Fox (Huerta), Girma, Ertz e Dunn (O'Hara); Horan e DeMelo (Lavelle); Sophia Smith, Trinity Rodman (Thompson) e Sullivan; Alex Morgan (Rapinoe). Técnico: Vlako Andonovski.
VIETNÃ: Kim Thahn; Thu Thao, Thu Thuong (Thi Kieu), Thi Thu, Diem My,Thi Loan; Hai Linh (Thi Van), Thi Thao, Bich Thuy (My Anh) e Tuyet Dung; Huynh Nhu (Yen Pham). Técnico: Mai Duc Chung.