Após Fifa suspender proibição, jogadora será a 1ª a usar hijab na Copa
Colaboração para o UOL
23/07/2023 04h00
Classificação e Jogos
Nouhaila Benzina, 25, está prestes a fazer história no futebol: ela será a primeira jogadora a entrar em campo usando um hijab — um tipo de véu que cobre cabeça e pescoço, deixando o rosto livre — em uma Copa do Mundo.
A zagueira representará a seleção do Marrocos no torneio, com estreia marcada para a próxima segunda-feira (24).
Nouhaila Benzina fará história na Copa do Mundo Feminina da Fifa na Austrália e Nova Zelândia em 2023. A estrela marroquina será a primeira jogadora a competir no torneio vestindo um hijab.
Tuíte da Fifa
O fato acontece depois de a Fifa ter proibido, em 2007, o uso de chapéus, incluindo hijabs, durante jogos. Na época, a entidade alegou acreditar que a vestimenta era um "risco de segurança" para as jogadoras.
Apesar de a proibição ter sido suspensa em 2014, a França, sede da última edição da competição, continuou vetando o uso da vestimenta em partidas, o que resultou em nenhuma mulher usando hijab na Copa de 2019.
Agora, o uso do hijab por Benzina pode ser visto como um passo importante na conscientização sobre a necessidade de criar espaços mais receptivos para as mulheres muçulmanas no futebol.
Mais sobre Nouhaila Benzina:
Nasceu em 11 de maio de 1998.
Joga no Royal Army Football Club do Marrocos.
Estreou na seleção principal em 2018. Antes disso, já havia defendido a seleção sub-20 do país.
Já disse à Fox Sports que sua carreira no futebol abriu novos mundos, ajudando-a a conhecer pessoas de diferentes países e religiões. "Isso me enche de alegria e me faz querer trabalhar mais para mostrar às meninas que elas podem realizar grandes coisas", afirmou.