Problemas físicos e propostas: Abel admite queda de rendimento do Palmeiras

O técnico Abel Ferreira admitiu, em entrevista coletiva após a vitória sobre o Fortaleza, a queda de rendimento recente do Palmeiras.

O que aconteceu?

O Palmeiras venceu apenas três dos últimos 10 jogos e encerrou um jejum de cinco partidas diante do Fortaleza, no último sábado, no Allianz Parque.

Nessa sequência irregular, o Verdão foi eliminado pelo rival São Paulo na Copa do Brasil com duas derrotas: 1 a 0 no Morumbi e 2 a 1 em casa.

Abel entende que os dois motivos principais dessa má fase são fatores físicos e as propostas recebidas por vários jogadores do elenco.

Em busca do 100%

Os atletas do Palmeiras sentiram a sequência forte de partidas e apresentaram alguns problemas de lesões ou desgaste muscular recentemente.

Contra o Fortaleza, Dudu esteve fora por lesão muscular. Murilo, Weverton, Gustavo Gómez, Piquerez, Zé Rafael, Rony e Raphael Veiga estiveram no departamento médico, com situações mais simples ou mais complexas, nas últimas semanas.

A comissão técnica espera que os líderes do elenco estejam na plenitude em breve. O gol de Veiga encerrando jejum de 15 jogos foi um alento.

"Queremos jogadores em boa forma e ele teve problemas físicos na mão [Weverton]. Queremos que o Weverton seja o Weverton, Luan, Gomez, Piquerez, Mayke e Rocha brigando, Zé Rafael a voltar para a forma, após grave problema no joelho. Rony, Veiga, é a nossa base. Recuperar a confiança. A única forma é trabalhar, treinar com qualidade, recuperar os jogadores e ganhar. Sabemos que os campeões, independentemente da qualidade, recebem críticas. E quem tem mentalidade de campeão precisa lidar com isso. E nós temos essa mentalidade".
Abel Ferreira, em entrevista coletiva.

Continua após a publicidade

Janela de transferências

Vários jogadores do Palmeiras receberam propostas ou sondagens recentes. As últimas foram para Gustavo Gómez, Luan e Zé Rafael.

Abel Ferreira entende que os "zeros" das ofertas mexem com os atletas, assim como já mexeram com o próprio treinador. E seu objetivo é evitar essa interferência externa.

O Palmeiras afirma que não venderá nenhum dos seus titulares e recusou todas as investidas. A única forma seria pagar as multas contratuais.

"Podemos nadar na crista da onda ou para apanhar a onda, e estamos tentando apanhar a onda agora. Tivemos queda de rendimento de muitos jogadores ao mesmo tempo, umas por parte física, outras por muitas ofertas, empresários ligando toda hora, todos procurando. Isso deve mexer com a cabeça deles. Mexeu comigo, mas só por uma noite. Estamos todos alinhados e vamos voltar. Já ganhamos este ano, ganhamos dois títulos esse ano e temos dois a disputar. Ficamos fora de uma competição, mas parece que essa derrota foi o fim do mundo. Os campeões precisam saber lidar com as setas apontadas à espera do campeão perder. É suportar e voltar mais forte. Assim que fazem os campeões, o Palmeiras e o treinador do Palmeiras", comentou Abel.

Próximo desafio

O Palmeiras terá nova semana livre para recuperar seus jogadores antes de enfrentar o América-MG, dia 30, no Independência. A ideia é ter Dudu à disposição.

Continua após a publicidade

A diretoria trabalha por reforços, mas Abel adota cautela e prefere valorizar quem tem certeza que poderá contar.

"Nossos reforços estão aqui. Quero recuperar a base, que os jogadores que nos deram alegrias continuem dando alegrias. E vão dar".

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.