Coritiba bate Flu com erros de Felipe Melo e amplia sequência no Brasileiro
O Coritiba aproveitou dois vacilos de Felipe Melo e venceu o Fluminense por 2 a 0, no Couto Pereira, no encerramento da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Robson e o estreante Diogo Oliveira marcaram os gols da partida, aos 24 e aos 27 minutos do primeiro tempo, respectivamente.
O Coxa chegou aos 14 pontos e segue buscando reagir na tabela. A equipe ainda está em 18º, mas aumentou a série invicta para quatro jogos e ficou a um ponto de sair da zona do rebaixamento.
O Flu se mantém com 25, na sétima posição — tinha a possibilidade de entrar no G4 em caso de vitória. Os comandados de Fernando Diniz não vencem como visitante desde o início de maio, acumulando sete derrotas e um empate.
As equipes voltam a campo no final de semana. O Flu recebe o Santos no sábado (29), enquanto o Coritiba visita o líder Botafogo no domingo (30).
Curiosidade: O treinador interino Thiago Kosloski segue invicto no comando do Coritiba. Ele está à frente do time desde a saída de Zago e soma três triunfos e um empate.
Como foi o jogo
O Coritiba explorou o contra-ataque e abriu a vantagem no primeiro tempo em falhas individuais de Felipe Melo. O zagueiro cometeu o pênalti que resultou no primeiro gol e minutos depois levou uma caneta na jogada do segundo.
Apesar de ter o controle da bola, o Fluminense ficou encaixotado na marcação e teve dificuldade para criar. O Tricolor das Laranjeiras não teve Cano, suspenso, nem Marcelo, poupado, e ameaçou pouco a defesa adversária na primeira etapa.
Os mandantes ainda ficaram próximos de fazer o terceiro antes de o Flu ensaiar uma reação. O Coxa manteve a intensidade após o intervalo e mal sentiu a ausência do artilheiro Alef Manga, que não foi relacionado após a denúncia do MP por suspeita de envolvimento em esquema de apostas.
No entanto, a equipe de Diniz não teve forças para reverter o placar. O Fluminense cresceu de rendimento na reta final e acuou o Coritiba, mas terminou sem marcar pelo segundo jogo seguido.
Gols e destaques
Primeiro perigo. Aos 10', Moreno cobrou escanteio fechado pelo lado esquerdo, a bola desviou em Nino e o zagueiro quase mandou contra o próprio gol. A bola, no entanto, passou pelo lado da trave.
Pênalti e 1x0. Aos 22', Moreno aproveitou contra-ataque e mandou um lançamento na medida nas costas de Felipe Melo. Robson matou de peito e ajeitou, mas foi atropelado pelo zagueiro, e o árbitro assinalou a penalidade. O próprio Robson foi para a cobrança e acertou o canto esquerdo, deslocando Fábio para inaugurar o placar.
2x0. Aos 27', Bianchi foi acionado na velocidade, aplicou uma caneta em Felipe Melo e cruzou rasteiro ao invadir a área. Diogo Oliveira apareceu no segundo pau e, com o gol vazio, marcou em sua estreia.
Contra-ataque quase mortal. Aos 41', Bruno Gomes lançou Moreno, que venceu Samuel Xavier na velocidade. O camisa 10 do Coritiba cortou o defensor na área, mas acabou escorregando e precisou fazer mais uma finta. Meio desequilibrado, ele chutou rasteiro e Fábio mandou para escanteio.
Gol impedido do Flu. Aos 47', Samuel Xavier lançou Lelê na área, que dominou, bateu girando e acertou o ângulo. O tento, porém, foi anulado por impedimento do atacante.
Lance plástico. Aos 9' do segundo tempo, Ganso tocou para Samuel Xavier na entrada da área, que ajeitou de letra para Arias. O colombiano bateu cruzado, de primeira, mas Gabriel esticou o braço para salvar e mandar para escanteio.
Keno desperdiça. Aos 32', Daniel encontrou espaço na defesa adversária e lançou Keno, que dominou com espaço na área, mas acertou a rede pelo lado de fora.
Gabriel evita fôlego do Flu. Aos 44', Daniel arranjou outro cruzamento para a área e mandou na cabeça de Lelê. O atacante testou firme, mas viu o goleiro defender, sem dar rebote, para a felicidade do público recorde do Coritiba no ano.
Ficha técnica
Coritiba 2 x 0 Fluminense
Competição: 16ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data e hora: 24 de julho de 2023, às 19h
Público: 32.872 torcedores
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Assistentes: Anderson José de Moraes e Evandro de Melo Lima
VAR: Thiago Duarte Peixoto
Gols: Robson, aos 24'/1ºT, Diogo Oliveira, aos 27'/1ºT
Amarelos: Robson, André, Bruno Viana
Vermelho: Não houve
Coritiba: Gabriel; Natanael, Kuscevic, Henrique e Jamerson; Bruno Gomes, Matheus Bianqui (Fransérgio) e Andrey (Kaio César); Marcelino Moreno (Diogo Batista), Robson (Victor Luis) e Diogo Oliveira (Rodrigo Pinho). Técnico: Thiago Kosloski
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo (Leo Fernández) e Diogo Barbosa (Daniel); André, Lima e Paulo Henrique Ganso (John Kennedy); Jhon Arias (Yony González), Keno (Isaac) e Lelê. Técnico: Fernando Diniz