Topo

Copa 2023: Estádios na Nova Zelândia têm objeto maori para divertir torcida

O Poi, objeto cultural maori, distribuído para os torcedores nos estádios da Nova Zelândia na Copa Feminina Imagem: Domitila Becker/UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/07/2023 04h00

Classificação e Jogos

Em vez dos tradicionais bastões cheios de ar distribuídos para torcedores em grandes eventos esportivos, a Copa do Mundo Feminina trouxe uma novidade: o Poi.

Cultura maori

O objeto é, basicamente, uma pequena bola amarrada a uma corda. Ele é usado nas artes cênicas (kapa haka) na cultura maori, povo nativo da Nova Zelândia. A distribuição faz parte de uma série de iniciativas da Fifa pela inclusão e respeito aos povos originários dos países anfitriões.

Além da distribuição do Poi, uma nova canção (waiata) foi lançada alguns dias antes do início da competição para encorajar o uso do objeto: Poi Tukua, de Makayla Purcell-Mainini.

Outras iniciativas para promover a inclusão das culturas nativas têm sido tomadas pela Fifa, como usar dois nomes para cada cidade - respeitando o nome usado no no idioma da nação indígena em cuja terra fica a cidade. Além disso, as bandeiras aborígene, nos jogos realizados na Austrália, e maori, nas partidas em solo neozelandês.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Copa 2023: Estádios na Nova Zelândia têm objeto maori para divertir torcida - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Copa do Mundo Feminina 2023