Corinthians vence São Paulo com show de Renato e larga na frente por final
Com direito a show de Renato Augusto, o Corinthians derrotou o São Paulo por 2 a 1, manteve o rival sem vencer dentro da Neo Química Arena e saiu na frente por uma vaga na decisão da Copa do Brasil. O Majestoso foi disputado na noite de hoje pela ida da semifinal do torneio.
O resultado deixa a equipe de Vanderlei Luxemburgo com vantagem para o duelo de volta, que acontece no dia 16 de agosto (quarta-feira) — desta vez no Morumbi.
Quem avançar elimina o rival e encara o vencedor de Flamengo x Grêmio na grande final. Cariocas e gaúchos iniciam a disputa do outro lado da chave amanhã.
Como foi o jogo
O 1° tempo ficou marcado pela escassez em chances de gol. O São Paulo teve mais a bola e se mostrou superior, mas esbarrou nas boas atuações dos zagueiros adversários e não conseguiu martelar o goleiro Cássio. Os donos da casa, por outro lado, só assustaram uma vez.
Classificação e jogos
Na metade final, a intensidade superou o marasmo: Renato Augusto e Luciano balançaram as redes e esquentaram o clássico. Melhor para o Corinthians, que marcou mais uma vez com o camisa 8 e ficou com a vitória dentro de sua casa, que recebeu recorde histórico de público pagante.
Gols e destaques
Muitos passes, poucas chances. O Majestoso começou, como já era esperado, bastante tenso e estudado. Tanto Corinthians quanto São Paulo não tiveram pressa na construção de jogadas e priorizaram a troca de passes na busca por espaço na defesa rival. Até os dez minutos, nenhum chute a gol foi dado.

Visitantes ameaçam. Aos poucos, o time de Dorival passou a ter mais a bola e chegou ao gol corintiano: primeiro com Michel Araújo, que arriscou de longe, e depois com Arboleda, que subiu mais do que todo mundo em escanteio — os dois, no entanto, erraram o alvo defendido por Cássio.
Calleri fora. O São Paulo perdeu um de seus principais nomes na metade do 1° tempo. Calleri, com dores na coxa direita, caiu no gramado da Neo Química Arena e precisou de atendimento. O argentino até tentou voltar, mas pediu substituição, deu lugar ao jovem Juan e se mostrou bastante abatido assim que chegou ao banco de reservas.
Renato Augusto, no quase. Correndo atrás da bola, o Corinthians teve um sopro de agressividade aos 32 minutos, quando Renato Augusto recebeu pelo meio, limpou a marcação e bateu de fora da área. Rafael espalmou e, no rebote, Róger Guedes errou o cruzamento que tinha como destino Yuri Alberto. Pablo Maia ainda errou o alvo, por pouco, em novo chute de longe antes do intervalo.
Renato Augusto, no gol. O 2° tempo começou com os donos da casa premiados pela intensidade. Após triangulação pelo meio, Adson, que havia entrado no lugar de Ruan Oliveira, cruzou para o meio da área. A bola sobrou para Maycon, que rolou para Renato Augusto: o camisa 8 finalizou de primeira e viu a bola, após um leve desvio são-paulino, parar nas redes de Rafael: 1 a 0.

Luciano empata e enerva a Arena. O São Paulo não demorou para marcar: Juan recebeu de costas e, após bote errado de Gil, acionou Luciano. O atacante cortou para a perna esquerda e carimbou a trave de Cássio, mas contou com a sorte e igualou o marcador após a bola bater no pé do goleiro e entrar. Na exaltada comemoração, o camisa 10 irritou alguns rivais e iniciou uma pequena confusão, que contou com objetos arremessados no campo e até participação de Luxemburgo: 1 a 1.

Mudanças e nomes frescos. Luxa e Dorival mexeram em suas equipes na busca por manter o ritmo elétrico da metade final do Majestoso. Enquanto o técnico dos mandantes apostou na juventude do meia Matheus Araújo e do atacante Felipe Augusto, o comandante são-paulino escolheu Nestor, Erison e David para dar novo gás no setor ofensivo.
Renato Augusto reina em Itaquera. O Corinthians voltou a ficar em vantagem no placar aos 35 minutos — e de novo com Renato Augusto. O camisa 8 recebeu lindo lançamento de Murillo e, nas costas de Caio Paulista, aproveitou queda do rival, fuzilou Rafael e explodiu a Neo Química Arena: 2 a 1.

Últimas tentativas. Depois do gol, Luxemburgo fechou sua equipe ao colocar Roni e Bruno Méndez. Enquanto isso, Dorival viu Nestor se machucar e precisou acionar Jhegson Méndez em campo. O clássico ganhou ainda mais tensão nos acréscimos, mas não contou com chances claras de gol — além de bolas alçadas na área — até o apito final.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 2x1 SÃO PAULO
Data e horário: 25 de julho de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Motivo: ida da semifinal da da Copa do Brasil
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Público pagante: 46.517 torcedores
Renda: R$ 2.690.717,50
Cartões amarelos: Pablo Maia, Luciano, Beraldo (SPO)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Renato Augusto (COR), aos 2 min e aos 35 min do 2° tempo; Luciano (SPO), aos 9 min do 2° tempo
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Murillo e Fábio Santos; Fausto Vera (Matheus Araújo), Maycon (Roni), Ruan Oliveira (Adson) e Renato Augusto (Bruno Méndez); Róger Guedes e Yuri Alberto (Felipe Augusto). Técnico: Vanderlei Luxemburgo
SÃO PAULO: Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Alisson, Michel Araújo (Nestor) (Jhegson Méndez) e Wellington Rato (Erison); Luciano (David) e Calleri (Juan). Técnico: Dorival Júnior
37 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Petrucio Joao da Silva
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK QUEM RI POR ULTIMO RI MELHOR, VIM DO FUTURO PRA FALAR
Florentino Vera
SHOW???? QUE SHOW??? JORNALISTAS GOSTAM DE FAZER MÉDIA. ACHO QUE VIU OUTRO JOGO. SHOW VAI TER NO MORUMTRI..... ONDE JÁ SE VIU TIME DA SERIE B DAR SHOW????? O SPFC FOI BEM MELHOR, MAS, O FUTEBOL É ASSIM, NEM SEMPRE VENCE O MELHOR, AGOR NO MORUMTRI VÃO JOGAR OS 11 PENDURADOS NO GOL MAIS O PROFEXÔ.
Rui da Silva Duque
Tks, sp