Grêmio: Como Renato Gaúcho pretende recuperar o futebol de Luan
Marinho Saldanha
Do UOL, em Porto Alegre
25/07/2023 04h00
Renato Gaúcho pediu e foi atendido. O Grêmio acertou o retorno de Luan, que deve ser oficializado ainda hoje (25). A crença na recuperação do meia-atacante parte da relação de amizade entre eles e da capacidade do técnico de entender os anseios dos atletas.
O que aconteceu
Renato Gaúcho costuma dizer que é capaz de recuperar qualquer jogador de futebol, desde que este queira ser recuperado. Esta é a premissa que sustenta a investida em Luan.
Renato conhece muito bem o jogador, com quem conquistou uma série de títulos pelo Grêmio. Por isso, manteve contato com ele desde o início das negociações.
As conversas partiram de uma ligação do jogador, que pediu a oportunidade de reencontrar seu melhor futebol. Renato prontamente atendeu e chegou a dizer em entrevista coletiva que 'nunca deixa ninguém na mão" ao se referir ao atleta.
A iniciativa e a motivação demonstradas a Renato também foram percebidas pela direção, que aceitou abrir as portas do clube para Luan em contrato até o fim do ano com salários bem abaixo da média do elenco.
Renato acredita que Luan precisa se sentir 'protegido' e ganhar respaldo para se desenvolver. Longe da pressão e dos holofotes, existe a confiança de que ele se sentirá acolhido para voltar a jogar bem.
O treinador entende, também, que a torcida do Grêmio será parceira no processo de retomada de Luan. Com a imagem de tudo que o jogador significou ao time recentemente, ele poderá se sentir querido e motivado a voltar ao topo.
Renato pretende criar todo este clima de proteção e apoio para Luan, além de conhecer como ele poderá ser melhor utilizado em campo.
Renato sabe que o meia-atacante sempre foi um jogador que 'deu alguns probleminhas'. Mas suportar eventuais deslizes também faz parte do ambiente que o treinador quer criar para extrair o melhor do atleta.