Copa 2023: Canadá supera gol olímpico e vence Irlanda de virada
João Victor Miranda
Colaboração para o UOL, em São Paulo
26/07/2023 11h06Atualizada em 26/07/2023 11h31
Classificação e Jogos
Atual campeão olímpico, o Canadá saiu atrás no marcador - um lindo gol olímpico -, mas conseguiu se encontrar e virar o jogo contra a Irlanda, hoje (26), no Estádio Retangular de Perth, na Austrália.
O que aconteceu
Mc Cabe abriu o placar para a Irlanda, mas Connolly, contra, e Leon viraram o jogo para o Canadá.
O Canadá agora é o líder do Grupo B, com quatro pontos, enquanto as irlandesas ainda não pontuaram e estão eliminadas. Austrália e Nigéria se enfrentam no complemento da rodada e podem assumir a ponta da chave.
Na próxima rodada, o Canadá encara a Austrália, enquanto a Irlanda enfrenta a Nigéria.
Curiosidades
Christine Sinclair, que foi reserva, entrou no segundo tempo e perdeu duas grandes chances de marcar. Ela poderia ser a primeira mulher a marcar em seis Copas do Mundo - recorde que pode ser atingido por Marta neste Mundial.
Além de ser o primeiro gol olímpico da Copa, o tento marcado por Mc Cabe aos 4 minutos de jogo foi o mais rápido desta edição do torneio.
Como foi o jogo
Irlanda domina, mas vacila no fim do primeiro tempo. Contrariando as expectativas anteriores à partida, a seleção irlandesa começou o jogo muito bem, marcando no início e criando chances para aumentar. Enquanto isso, o Canadá tinha dificuldades até para finalizar. No fim da primeira etapa, as canadenses conseguiram o empate em uma das poucas chegadas, com um gol contra.
Novas peças funcionam e Canadá muda o jogo. Para o segundo tempo, três mudanças da técnica Bev Priestman fizeram com que a partida mudasse completamente de figura: Schmidt, Sinclair e Zadorsky entraram para as saídas de Grosso, Viens e Buchanan. Criando chances desde o início da etapa complementar, as canadenses aproveitaram o bom momento e viraram a partida antes dos 10 minutos, segurando bem o resultado.
Gols e lances importantes
Defende Sheridan! Aos 4 minutos, Farrelly cruzou rasteiro da direita. Sheridan saiu mal, a bola sobrou para Carusa, que tentou completar para o gol, mas a goleira canadense conseguiu se recuperar a tempo e colocar para escanteio.
0 x 1: Na cobrança de escanteio, Mc Cabe surpreendeu. Ela bateu com muita curva, direto para o gol, encobrindo Sheridan, e fazendo um golaço olímpico.
Sheridan de novo! Farrelly tabela com Carusa, meio sem querer, e bate forte, da entrada da área. Sheridan cai no cantinho e faz boa defesa.
Perdeu, incrível! Aos 30 minutos, Lawrence cruzou para o meio da área. Após desvio, Gilles finalizou dentro da pequena área, mas mandou por cima do gol.
1 x 1: Aos 50 minutos, Julia Grosso avançou pela esquerda e cruzou baixou. Connolly deu um carrinho para fazer o corte e mandou contra as próprias redes, tirando as chances de defesa da goleira.
2 x 1: Aos 8 minutos do segundo tempo, Schmidt tocou para Leon no meio da área. Ela se antecipou à marcação e bateu forte para colocar o Canadá na frente.
Quase Sinclair! Aos 16 minutos atacante canadense recebeu bom passe no meio da área e bateu forte, para ótima defesa de Brosnan.
Sinclair perde de novo! Aos 21 minutos, mais uma chance de recorde. Sinclair recebeu bom cruzamento e tentou bater de primeira. Ela pegou mal na bola e desperdiçou a oportunidade.
Quase Mc Cabe! Melhor irlandesa em campo, Mc Cabe quase empatou aos 33. Ela driblou três adversárias, invadiu a área pela direita e finalizou bem. A bola passou perto da trave.
FICHA TÉCNICA
Canadá 2 x 1 Irlanda
Competição: 2ª rodada do Grupo B da Copa do Mundo
Local: Estádio Retangular de Perth, em Perth, na Austrália
Público: 17.065
Data e horário: 26 de julho de 2023, às 9h (terça-feira)
Árbitra: Laura Fortunato (ARG)
Cartões amarelos: Buchanan e Gilles (CAN); Mc Cabe (IRL)
Gols: Mc Cabe, aos 4, e Connolly (contra), aos 50 minutos do primeiro tempo; Adriana Leon, aos 8 minutos do segundo tempo
Canadá: Sheridan; Riviere (Chapman), Buchanan (Zadorsky), Gilles e Lawrence; Quinn e Grosso (Schmidt); Huitema, Fleming e Leon (Lacasse); Viens (Sinclair). Técnica: Bev Priestman.
Irlanda: Brosnan; Fahey, Louise Quinn e Connolly; Ogorman (Sheva), O'Sullivan, Littlejohn (Agg) e McCabe; Farrelly (Atkinson), Lucy Quinn (Larkin) e Carusa (Barrett). Técnica: Vera Pauw.