Flu desperdiça pênalti, mas vence Santos com gol de Cano e entra no G4
Colaboração para o UOL, em Maceió
29/07/2023 17h59
O Fluminense venceu o Santos por 1 a 0 neste sábado (29), no Maracanã, pela 17ª rodada do Brasileirão.
Os donos da casa desperdiçaram um pênalti com Leo Fernández.
Germán Cano fez o gol do jogo no segundo tempo, com passe de Jhon Arias.
A partida teve um alto número de faltas e de cartões amarelos.
O Fluminense entrou no G4, com 28 pontos. Já o Santos é o 14º, com 17.
Como foi o jogo
O duelo começou truncado. Os dois times produziram pouco e tiveram seu melhor momento em lances consecutivos. O Fluminense desperdiçou pênalti com Leo Fernández, enquanto Jean Lucas quase deixou o dele em contra-ataque.
Jogo tenso. No decorrer do primeiro tempo, a temperatura do jogo, com muitas faltas, passou à arquibancada. Pedidos por faltas e reclamações das marcações da arbitragem mesclavam com os gritos em apoio ao time.
Vaias. O trio de arbitragem foi bastante vaiado quando se encaminhou para o vestiário na saída para o intervalo.
Menos faltas. O segundo tempo teve menos faltas do que o primeiro, mas o jogo continuou difícil de ser jogado. Os dois times tinham dificuldades em passar da linha de meio de campo e chegar com perigo ao ataque.
Fluminense melhor. Apesar disso, os donos da casa tinham mais intensidade e conseguiram abrir o placar em um lance oportunista de Germán Cano.
Lances importantes
Pênalti para o Flu. Arias foi derrubado dentro da grande área e o VAR revisou a posição do atacante, confirmando a decisão de campo.
Leo Fernández desperdiça. O meio-campista bateu forte, aos 26 do primeiro tempo, mas João Paulo pulou inteiro na bola e conseguiu defender.
Quase. No rebote, o Santos foi para o ataque e Jean Lucas avançou bem. Ele entrou na grande área e bateu cruzado, mas a bola foi para fora.
Muita dor. Em uma dividida com Dodô, Yony González caiu no chão reclamando e sem conseguir apoiar o pé direito no chão. Ele levou um pisão no tornozelo e precisou ser substituído. A arbitragem não deu cartão para o santistas, e o VAR não indicou a revisão do lance.
1x0. Aos 32 minutos do segundo tempo, Jhon Arias levou a bola pelo lado direito do ataque e cruzou para o meio da área. Cano, no meio de dois defensores do Santos, precisou só de um toque na bola para mandá-la para o fundo da rede.
Detalhes
Dança das cadeiras. No começo do segundo tempo, a chuva que caía no Rio de Janeiro ficou mais forte e alguns torcedores procuraram locais da arquibancada com abrigo sob a cobertura.
Foi e voltou. John Kennedy foi chamado pelo técnico Fernando Diniz e ouviu instruções à beira do gramado quando o Fluminense abriu o placar, com Cano. Com o gol, o treinador mudou a estratégia. JK recebeu um abraço e voltou ao banco de reservas.
FICHA TÉCNICA
Fluminense 1 x 0 Santos
Data: 29/07/2023
Local: Maracanã
Hora: 16h (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Cartões amarelos: Nino (FLU), Marlon (FLU), André (FLU), Mendonza (SAN), Leo Fernández (FLU), Rodrigo Fernández (SAN), Dodô (SAN), Martinelli (FLU), João Paulo (SAN), Germán Cano (FLU), Lucas Braga (SAN)
Gols: Germán Cano (FLU), aos 32' do 2º tempo (1-0);
Fluminense: Fábio, Samuel Xavier, Nino, Marlon (Lima) e Diogo Barbosa; André, Martinelli (David Braz) e Léo Fernandez (Ganso); Arias, Yoni González (Keno) e Cano. Técnico: Fernando Diniz.
Santos: João Paulo, João Lucas (Gabriel Inocêncio), Joaquim, Alex e Dodô; Dodi, Rodrigo Fernández (Camacho), Jean Lucas (Luan Dias) e Lucas Lima (Julio Furch); Mendoza (Lucas Braga) e Marcos Leonardo. Técnico: Paulo Turra.