Luxa comemora 'melhor atuação' do Corinthians e fala sobre homofobia
O técnico Vanderlei Luxemburgo comemorou a vitória por 3 a 1 sobre o Vasco e classificou a partida como a melhor atuação do Corinthians desde que ele chegou ao time.
Melhor atuação. "Tecnicamente. Muito passe certo, muito jogo de bola, domínio daquilo que está fazendo, ter noção do que está fazendo. Única coisa que cobrei no intervalo foi que nós dominamos o jogo, mas precisávamos ser mais contundentes, fazer o goleiro deles sofrer um pouco mais. Tivemos chute de fora da área, mas podíamos mais. Mas foi o melhor jogo nosso, saída de bola, jogando adversário para trás".
Portões fechados. "O torcedor é fundamental para o futebol, mas temos que entender em que momento nós estamos no mundo. Toda essa importância que tem racismo, homofobia, não era da mesma forma há quatro anos, não era visto dessa forma. Hoje é. O clube não pode ter um prejuízo de R$ 2 milhões por causa de uma situação que aconteceu. Vocês (imprensa) vão ser muito importantes para a mensagem de que nós estamos em outro momento no mundo e hoje existe uma punição muito mais rigorosa do que tinha um tempo atrás. Pessoal tem que entender que há prejuízo ao clube, ao futebol. Violência em hotel, em ônibus, precisa mudar essa mentalidade".
Evolução emocional. "Quando cheguei ao Corinthians, teve um movimento de torcidas. Falei 'caramba...' e eu e a diretoria fomos conversar com eles. A estabilidade emocional foi o ponto que mais trabalhamos. Em nenhum momento aqui eu expus algum jogador. Quando eu dou uma palestra para meus jogadores, eu entro e sento um pouco ao lado deles para entender o que estou falando como técnico, como jogador."
Confira outras respostas de Luxemburgo durante a entrevista coletiva.
Evolução do Luxemburgo
Tem que fazer reflexão nenhuma. Em momento algum fiquei preocupado de ser mandado embora. Não seria anormal do futebol. Tem que trabalhar. Só tem uma coisa no futebol que dá resultado que é trabalhar. Nada resiste ao trabalho. Se está com dificuldade, trabalha que a coisa acontece.
Hoje tinha que ganhar?
Quando você vai disputar uma competição, pra você ganhar, disputar vaga de Libertadores, tem adversário que você sabe que não pode perder ponto. Hoje era um confronto direto. Se você quer buscar vaga em Libertadores, porque eu nunca falei de rebaixamento aqui, três vitórias no Brasileiro representam muito. Sete jogos sem perder, com um empate só. Quando você pega o campeonato, você divide onde você tem que ganhar em casa e fora, onde você pode empatar fora...
Bruno Méndez
Jogador extremamente útil. Fiz três zagueiros com Bruno, sendo lateral e terceiro zagueiro. Isso pra espelhar um pouquinho. O Ruan pela direita fazendo a função. Caetano tomou cartão e qualquer carrinho podia ser expulso ao ficar exposto, coloquei o Fagner e passei ele para dentro.
Lucas Veríssimo
Existe um planejamento, já foi conversado, mas não vou te passar. Jogador está contratado, está feliz por estar aqui, mas por que tenho que passar se ele vai jogar ou não?
Fechamento da janela
Tem um combinado entre nós.
Programação Sul-Americana
Separaram time de meninos e os mais experientes, mas eu estou com elenco à disposição. Estamos em três competições. Quem vai jogar? Vamos ver a recuperação. Posso repetir, fazer uma mescla...
Maycon
Maycon reconquistou o direito de estar no time dentro de campo. Quando coloquei pra jogar na Sul-Americana lá no Peru, dei uma função para que se ele fizesse a gente iria ganhar o jogo. Ele fez, depois mudei a posição dele e ele adquiriu o direito. É dada oportunidade a cada um deles.
Prioridades
Importância maior é o campeonato brasileiro. Imagina o Corinthians ter problema no campeonato brasileiro? Ah, mas você vai disputar uma semifinal de Copa do Brasil. Tudo bem, mas temos na cabeça a importância do Brasileiro. A Sul-Americana também tem importância e hoje tenho todo mundo à disposição.
Três meses de trabalho
Não gosto da palavra desafio, é oportunidade. Eu não fico muito contando. Temos que trabalhar para as coisas acontecerem. Temos Sul-Americana pela frente, Campeonato Brasileiro... Minha visão é nesse sentido geral.
Yuri Alberto
A melhor coisa que tem é quando está em uma fase não muito boa é tirar ele. Você facilita a vida do adversário e a vida dele. Não, você coloca ele pra jogar. Como ele vai melhorar sem jogar? Olha aí, tá todo mundo falando que você não joga nada, vai e joga, faz gol.
Melhora da defesa
Não é sistema defensivo, o time melhorou marcando. Termina na zaga, termina no goleiro, mas tem que saber onde começou, a origem da coisa. É o time, sempre é o time.
Adson
Pertence ao nosso elenco, está à disposição nossa. Está virando jogador, mesmo. Está jogando bem, jogo bem no jogo passado e quando tirei saiu zangadinho. Normal, se não saísse zangado eu ia ficar chateado com ele. Tá virando jogador que gosta de jogo, quer estar dentro. Se ele vai jogar ou não, aí é outra história.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.