Marta ganha destaque nas redes, mas ainda fica atrás de Neymar em curtidas
Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)
29/07/2023 04h00
Classificação e Jogos
Marta, Ary Borges e Neymar tiveram seu nome bastante repercutido nas redes sociais na semana de estreia da seleção brasileira feminina na Copa do Mundo. As pesquisas foram feitas pelo Buzzmonitor Trends e Buzzmonitor Analytics Pro.
O que aconteceu
Marta (16%) e Ary Borges (23%) foram as jogadoras mais pesquisadas na internet na primeira semana do torneio (período de 20/07 a 27/07).
Marta ficou em grande evidência no primeiro jogo do Brasil, contra o Panamá, mas "competiu" em números com Neymar - principal nome do futebol masculino atrelado às postagens da Copa feminina.
A estrela da seleção feminina recebeu mais comentários e seguidores que Neymar, se considerar somente o dia de estreia da seleção. Menções à multicampeã foram 2,7x maiores que as do astro do PSG.
Em 24/07, Marta conquistou 46.609 mil novos seguidores, enquanto Neymar teve 13.431 fãs a mais.
Porém, durante todo o recorte da semana inicial, Marta voltou a ficar atrás de Neymar em todos os quesitos.
Neste período, Marta teve menos curtidas em posts do que Neymar: foram 20 mil likes da jogadora contra 7.3 milhões do atacante.
Números da Copa feminina e masculina
Há uma diferença visível entre as buscas da Copa do Qatar e da Copa feminina de 2023.
Desde a estreia do Brasil no torneio da Austrália e Nova Zelândia, foram mapeados 34.285 posts mencionando os termos "copa feminina", "copa do mundo" ou "futebol feminino".
O número, no entanto, ficou bastante atrás da versão masculina do evento, no recorte de 20/11/22 até 27/11/22.
Foram registrados 567.838 posts na primeira semana da Copa do Qatar. As publicações representam um aumento de 16 vezes em relação ao torneio feminino.