Botafogo goleia Coritiba e vence a primeira sob comando de Bruno Lage

O Botafogo fez 4 a 1 no Coritiba e garantiu ao técnico Bruno Lage a primeira vitória no comando da equipe hoje (30), pela 17ª rodada do Brasileirão.

O que aconteceu

Gustavo Sauer e Tiquinho Soares marcaram para o Glorioso. Bruno Gomes descontou para o Coxa.

O Botafogo chega a 43 pontos e tem 12 de vantagem para o segundo colocado, o Flamengo. O Coelho permanece no Z4, com 14 pontos.

Lage foi anunciado pelo Botafogo no dia 9 de julho. Suas duas primeiras partidas, contra Patronato e Santos, terminaram empatadas por 1 a 1 e 2 a 2, respectivamente.

Com a vitória de hoje, o clube carioca conquistou o título simbólico do primeiro turno do Brasileirão.

A equipe alvinegra volta a campo na próxima quarta-feira (2), contra o Guaraní, pela Sul-Americana. No próximo domingo, o Coxa encara o Red Bull Bragantino, pelo Brasileirão.

Como foi o jogo

Botafogo dita o ritmo. Mesmo com alguns sustos, o Glorioso teve o controle da posse de bola e tentou ditar o ritmo do jogo diante de um Coritiba fechado e focado no contra-ataque. As principais jogadas alvinegras saíram pelo lado esquerdo, com Victor Sá.

Marcação e contra-ataque. O Coxa marcou forte, mas sem deixar de atacar durante as recuperações de bola, acelerando a transição, principalmente com cruzamentos longos em busca de Diogo Oliveira ou Robson.

Continua após a publicidade

Coxa se fecha, e Glorioso ataca. O início da segunda etapa foi reflexo da primeira, com o Botafogo atacando e conseguindo marcar nos primeiros minutos, mas com o Coxa, já sem ímpeto, se fechando para evitar uma goleada ainda maior.

Passeio. As entradas de Júnior Santos e Janderson no segundo tempo deram mais folego ao Botafogo que, embora não tenha conseguido ampliar, proporcionou perigo à zona defensiva inimiga e gritos de olê da torcida com as trocas de passes.

Recorde de público

Torcida do Botafogo durante partida contra Coritiba no estádio Nilton Santos
Torcida do Botafogo durante partida contra Coritiba no estádio Nilton Santos Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

No total, 43.071 torcedores compareceram ao Nilton Santos e bateram o recorde de público no estádio em 2023. A marca anterior era de 38.798 alcançada na vitória por 2 a 0 diante do Vasco, na 13ª rodada do Brasileirão.

Continua após a publicidade

Gols e lances importantes

1 x 0. Precisou de apenas três minutos de jogo para o Glorioso abrir o placar após a bola explodir na zaga com chute de Marlon e sobrar para Gustavo Sauer mandar para o fundo do gol.

1 x 1. Aos 8', Bruno Gomes viu Lucas Perri adiantado e chutou de primeira de fora da área por cima do goleiro, que não alcançou e tomou gol de cobertura.

Esperou muito. Victor Sá recebeu cruzamento em profundidade de Marlon Freitas, conseguiu invadir a área com tranquilidade, mas prendeu demais e acabou desarmado.

Bruno Gomes tenta mais um. O meia arrancou pela esquerda e se aproximou da área para chutar forte, mas Perri defendeu com tranquilidade.

Anulado. Mais uma vez, Bruno Gomes recuperou a bola no meio e cruzou para Robson, que completou para o gol, mas o árbitro Bruno Mota Correia anuloi após consulta ao VAR.

Continua após a publicidade

2 x 1. Tiquinho Soares subiu mais alto que a zaga do Coelho e cabeceou firme para ampliar o marcador após levantamento de Sauer na área.

3 x 1. Victor Sá cruzou para o meio da área, e Gustavo Sauer apareceu para bater de primeira no gol do goleiro Gabriel, que não impediu o terceiro gol da equipe.

4 x 1. Victor Sá chegou pela lateral e cruzou na área para Tiquinho Soares, que apareceu para cabecear no canto e fazer o quarto do Alvinegro.

Virou passeio. Botafogo circulou a bola próximo aos minutos finais na área do Coritib, e a torcida gritou 'olé' a cada passe.

Coxa reage. Garcez recebeu passe na marca do pênalti, mas não sobiu bem para cabecear, e a bola passou longe de Perri.

Ficha técnica
Botafogo 4 x 1 Coritiba

Competição: 17ª rodada da Série A do Brasileirão
Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Data e horário: 30 de julho de 2023, às 16h
Árbitro: João Vitor Gobi
Auxiliares: Fabrini Bevilaqua Costa e Marcelo Carvalho Van Gasse
Quarto árbitro: Bruno Mota Correia
Cartões amarelos: Natanael, Robson, Matheus Bianqui (CFC); Eduardo (BOT)
Cartões vermelhos: Não teve
Gol: Gustavo Sauer (BOT), aos 3' e aos 47' do 1º T; Bruno Gomes (CFC), aos 8' do 1ºT; Tiquinho Soares (BOT), aos 35' do 1º T e aos 5' do 2º T.

Continua após a publicidade

Botafogo: Lucas Perri, Di Placido, Philipe Sampaio, Víctor Cuesta, Marçal, Marlon Freitas, Tchê Tchê (Danilo Barbosa), Eduardo (Lucas Fernandes), Gustavo Sauer (Matías Segovia), Tiquinho Soares (Janderson) e Victor Sá (Júnior Santos). Técnico: Bruno Lage

Coritiba: Gabriel, Natanael (Diogo Batista), Kuscevic, Henrique, Jamerson, Andrey, Bruno Gomes (Lucas Barbosa), Matheus Bianqui, Marcelino Moreno, Robson e Diogo Oliveira. Técnico: Thiago Kosloski.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.