O Botafogo fez 4 a 1 no Coritiba e garantiu ao técnico Bruno Lage a primeira vitória no comando da equipe hoje (30), pela 17ª rodada do Brasileirão.
O que aconteceu
Gustavo Sauer e Tiquinho Soares marcaram para o Glorioso. Bruno Gomes descontou para o Coxa.
O Botafogo chega a 43 pontos e tem 12 de vantagem para o segundo colocado, o Flamengo. O Coelho permanece no Z4, com 14 pontos.
Lage foi anunciado pelo Botafogo no dia 9 de julho. Suas duas primeiras partidas, contra Patronato e Santos, terminaram empatadas por 1 a 1 e 2 a 2, respectivamente.
Classificação e jogos
Com a vitória de hoje, o clube carioca conquistou o título simbólico do primeiro turno do Brasileirão.
A equipe alvinegra volta a campo na próxima quarta-feira (2), contra o Guaraní, pela Sul-Americana. No próximo domingo, o Coxa encara o Red Bull Bragantino, pelo Brasileirão.
Como foi o jogo
Botafogo dita o ritmo. Mesmo com alguns sustos, o Glorioso teve o controle da posse de bola e tentou ditar o ritmo do jogo diante de um Coritiba fechado e focado no contra-ataque. As principais jogadas alvinegras saíram pelo lado esquerdo, com Victor Sá.
Marcação e contra-ataque. O Coxa marcou forte, mas sem deixar de atacar durante as recuperações de bola, acelerando a transição, principalmente com cruzamentos longos em busca de Diogo Oliveira ou Robson.
Coxa se fecha, e Glorioso ataca. O início da segunda etapa foi reflexo da primeira, com o Botafogo atacando e conseguindo marcar nos primeiros minutos, mas com o Coxa, já sem ímpeto, se fechando para evitar uma goleada ainda maior.
Passeio. As entradas de Júnior Santos e Janderson no segundo tempo deram mais folego ao Botafogo que, embora não tenha conseguido ampliar, proporcionou perigo à zona defensiva inimiga e gritos de olê da torcida com as trocas de passes.
Recorde de público
No total, 43.071 torcedores compareceram ao Nilton Santos e bateram o recorde de público no estádio em 2023. A marca anterior era de 38.798 alcançada na vitória por 2 a 0 diante do Vasco, na 13ª rodada do Brasileirão.
Gols e lances importantes
1 x 0. Precisou de apenas três minutos de jogo para o Glorioso abrir o placar após a bola explodir na zaga com chute de Marlon e sobrar para Gustavo Sauer mandar para o fundo do gol.
1 x 1. Aos 8', Bruno Gomes viu Lucas Perri adiantado e chutou de primeira de fora da área por cima do goleiro, que não alcançou e tomou gol de cobertura.
Esperou muito. Victor Sá recebeu cruzamento em profundidade de Marlon Freitas, conseguiu invadir a área com tranquilidade, mas prendeu demais e acabou desarmado.
Bruno Gomes tenta mais um. O meia arrancou pela esquerda e se aproximou da área para chutar forte, mas Perri defendeu com tranquilidade.
Anulado. Mais uma vez, Bruno Gomes recuperou a bola no meio e cruzou para Robson, que completou para o gol, mas o árbitro Bruno Mota Correia anuloi após consulta ao VAR.
2 x 1. Tiquinho Soares subiu mais alto que a zaga do Coelho e cabeceou firme para ampliar o marcador após levantamento de Sauer na área.
3 x 1. Victor Sá cruzou para o meio da área, e Gustavo Sauer apareceu para bater de primeira no gol do goleiro Gabriel, que não impediu o terceiro gol da equipe.
4 x 1. Victor Sá chegou pela lateral e cruzou na área para Tiquinho Soares, que apareceu para cabecear no canto e fazer o quarto do Alvinegro.
Virou passeio. Botafogo circulou a bola próximo aos minutos finais na área do Coritib, e a torcida gritou 'olé' a cada passe.
Coxa reage. Garcez recebeu passe na marca do pênalti, mas não sobiu bem para cabecear, e a bola passou longe de Perri.
Ficha técnica
Botafogo 4 x 1 Coritiba
Competição: 17ª rodada da Série A do Brasileirão
Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Data e horário: 30 de julho de 2023, às 16h
Árbitro: João Vitor Gobi
Auxiliares: Fabrini Bevilaqua Costa e Marcelo Carvalho Van Gasse
Quarto árbitro: Bruno Mota Correia
Cartões amarelos: Natanael, Robson, Matheus Bianqui (CFC); Eduardo (BOT)
Cartões vermelhos: Não teve
Gol: Gustavo Sauer (BOT), aos 3' e aos 47' do 1º T; Bruno Gomes (CFC), aos 8' do 1ºT; Tiquinho Soares (BOT), aos 35' do 1º T e aos 5' do 2º T.
Botafogo: Lucas Perri, Di Placido, Philipe Sampaio, Víctor Cuesta, Marçal, Marlon Freitas, Tchê Tchê (Danilo Barbosa), Eduardo (Lucas Fernandes), Gustavo Sauer (Matías Segovia), Tiquinho Soares (Janderson) e Victor Sá (Júnior Santos). Técnico: Bruno Lage
Coritiba: Gabriel, Natanael (Diogo Batista), Kuscevic, Henrique, Jamerson, Andrey, Bruno Gomes (Lucas Barbosa), Matheus Bianqui, Marcelino Moreno, Robson e Diogo Oliveira. Técnico: Thiago Kosloski.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.