Copa 2023: Noruega renasce, goleia Filipinas e avança para as oitavas

Após atuações decepcionantes nas primeiras rodadas, a Noruega enfim mostrou um bom futebol para golear as Filipinas por 6 a 0 hoje (30) no Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia, e garantir um lugar nas oitavas de final da Copa Feminina.

O que aconteceu

Roman Haug, três vezes, Graham Hansen, Barker (contra) e Guro Reiten marcaram os gols da Noruega, que igualou a maior goleada da competição.

A vitória levou a Noruega aos quatro pontos, garantindo a vice-liderança do Grupo A, com vantagem sobre a Nova Zelândia no critério do saldo de gols (5 a 0).

As Filipinas, com três pontos, ficaram na lanterna da chave, que teve a Suíça, com cinco pontos, como líder.

Nas oitavas de final, a Noruega encara o primeiro colocado do Grupo C - que será Japão ou Espanha, já classificados e que se enfrentam pela liderança na última rodada.

Curiosidades

Roman Haug, artilheira da partida, tinha a missão (ingrata) de substituir Ada Hegerberg, grande craque norueguesa - ela foi eleita a melhor jogadora do mundo pela revista France Football em 2018.

Este foi o segundo hat-trick da Copa Feminina — o primeiro foi de Ary Borges, na vitória do Brasil sobre o Panamá por 4 a 0. Com os três gols, Haug está entre as artilheiras, ao lado da meio-campista brasileira, e Ilestedt, zagueira da Suécia.

Como foi o jogo

Dominante, Noruega resolve com golaços. Precisando vencer para ter chances de se classificar, as norueguesas se lançaram ao ataque desde o início e não encontraram muita resistência. Antes dos 20 minutos, Haug marcou duas vezes, aproveitando bons cruzamentos do lado direito. Após o terceiro, as nórdicas diminuíram o ritmo até o intervalo.

Continua após a publicidade

Três vira, seis acaba! No segundo tempo, a Noruega voltou a acelerar o jogo e construiu um placar elástico sem muitas dificuldades, contando, dessa vez, com erros da defesa filipina, que cedeu um gol contra e cometeu um pênalti nos primeiros 10 minutos da etapa final. No fim, ainda deu tempo de fazer mais um.

Gols e lances importantes

1 x 0: Aos 6 minutos, Bjelde cruzou da direita para a segunda trave. Haug se esticou e, com um movimento acrobático, tocou por cobertura para superar a goleira McDaniel e marcar um golaço.

2 x 0: Aos 16 minutos, em lance parecido com o do primeiro gol, Risa cruzou da direita para a segunda trave. Dessa vez, Haug cabeceou cruzado para, mais uma vez, encobrir McDaniel, e fazer o segundo.

Quase o hat-trick! Inspiradíssima, Haug quase fez o terceiro. Aos 28, a atacante recebeu um cruzamento rasteiro de Hansen e finalizou de letra. Com McDaniel vencida no lance, coube à zagueira Long salvar embaixo da trave.

3 x 0: Aos 31 minutos, após bola afastada parcialmente, Hansen dominou com estilo, driblou uma adversária, girou e bateu forte, de fora da área, para marcar mais um bonito gol.

Continua após a publicidade

4 x 0: Aos 2 minutos do segundo tempo, Maanum recebeu bom passe de Haug na ponta direita. Dentro da área, ela cruzou rasteiro. Na tentativa de cortar, Barker chegou de carrinho e tocou contra o próprio gol.

5 x 0: No minuto seguinte, McDaniel fez uma linda defesa após chute forte de Haavi. No rebote, Reiten caiu na área e pediu pênalti. Após revisão no VAR, a penalidade foi confirmada. A própria Reiten bateu e fez.

Expulsão. Aos 19 minutos, Bjelde ficou caída no gramado após disputa de bola com Harrison. A árbitra foi chamada pelo VAR e expulsou a jogadora filipina, que havia entrado cinco minutos antes.

6 x 0: O hat-trick veio! Aos 50 minutos, Reiten fez boa jogada pela esquerda e cruzou para o meio da área. Haug, soberana na jogada aérea, subiu bem e cabeceou para baixo, no cantinho de McDaniel.

Quase o quarto dela! Aos 54 minutos, Haug se esticou toda para completar um cruzamento da direita. A bola tocou caprichosamente na trave e não entrou.

FICHA TÉCNICA
Noruega 6 x 0 Filipinas

Competição: 3ª rodada do Grupo A da Copa do Mundo
Local: Eden Park, em Auckland, Nova Zelândia
Público: 34.697
Data e horário: 30 de julho de 2023, às 4h (domingo)
Árbitra: Marie-Soleil Beaudoin (CAN)
Cartões amarelos: Boe Risa (NOR); Guillou (FIL)
Cartão vermelho: Sofia Harrison
Gols: Haug, aos 6 e aos 16, Hansen, aos 31 minutos do primeiro tempo; Barker (contra), aos 2, Reiten, aos 8, e Haug, aos 50 minutos do segundo tempo.

Continua após a publicidade

Noruega: Mikalsen; Bjelde (Sonstevold), Mjelde, Harviken (Bergsvand) e Tuva Hansen; Risa, Reiten e Maanum (Engen); Graham Hansen (Josendal), Haavi (Saevik) e Haug. Técnica: Hege Riise.

Filipinas: McDaniel; Long, Cowart e Beard; Barker (Randle), Sawicki (Bugay), Quezada (Serrano), Eggesvik e Guillou; Bolden (C. McDaniel) e Flanigan (Harrison). Técnico: Alen Stajcic.

Deixe seu comentário

Só para assinantes