Saída prematura de Suárez frustra plano de Libertadores, mas foi inevitável
Marinho Saldanha
Do UOL, em Porto Alegre
30/07/2023 04h00
Luis Suárez antecipará o fim de seu contrato, que iria até a conclusão de 2024, e vai deixar o Grêmio no fim deste ano. A interrupção no vínculo já estava acertada entre as partes e frustra o plano de ter o atacante como grande estrela na Libertadores do ano que vem.
O que aconteceu
Um dos objetivos na contratação de Suárez pelo Grêmio era sonhar com a conquista da Libertadores de 2024, contando com ele como grande estrela da equipe.
O Tricolor acreditava em conquistar a vaga na competição continental neste ano e ter o uruguaio como principal jogador do time no ano que vem.
O primeiro passo está se consolidando, com a boa campanha no Brasileirão e a presença nas semifinais da Copa do Brasil.
Mas Suárez optou por encurtar sua passagem pelo futebol brasileiro e solicitou a construção de um documento oficializando que ao fim do ano o time gaúcho irá aceitar sua saída.
Única alternativa
De acordo com apuração do UOL, o documento assinado pela direção do Grêmio e Suárez partiu exclusivamente do jogador e foi encarado como única saída para permanência dele.
Suárez não escondeu o desejo de ir atuar ao lado de Lionel Messi no Inter Miami, dos Estados Unidos, mas o Grêmio não foi contemplado financeiramente como gostaria.
Temendo manter o 'Pistolero' por força de contrato e descontente no clube, o Grêmio buscou o diálogo e a alternativa apresentada foi aceitar a liberação no fim do ano.
O Grêmio encarou a situação com naturalidade, pois iniciou negociação buscando um ano de contrato. Mas a turbulência recente gerou desgaste e deixou marcas na relação entre o jogador e o clube.
Suárez confirma saída
Suárez afirmou em entrevista coletiva, ontem, que está de saída do Grêmio no final deste ano e culpou o calendário do futebol brasileiro.
Me sentia com força física para ficar dois anos. Tive que ser sincero e honesto com meu clube em dizer que no próximo ano não vou conseguir render, pela carga do futebol brasileiro. Foi uma decisão conversada com o clube. O tema veio pelo desgaste que tenho no joelho. Não posso parar um mês. Se me comprometo, vou até o final Luis Suárez