Zâmbia vence Costa Rica e marca milésimo gol da história da Copa feminina
Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)
31/07/2023 06h10
Classificação e Jogos
Em jogo que marcou o milésimo gol da história da Copa do Mundo feminina, a Zâmbia venceu a Costa Rica por 3 a 1, no estádio Waikato, na Nova Zelândia.
Os gols da partida foram marcados por Mweemba, Barbra Banda e Kundananji, para a Zâmbia, e Herrera, para a Costa Rica.
As duas seleções se despedem do torneio na fase de grupos. A Zâmbia assegurou o terceiro lugar no Grupo C, com três pontos, enquanto a Costa Rica ficou na lanterna, sem pontuar.
O Japão, que goleou a Espanha no outro jogo da chave, avançou ao mata-mata com 100% de aproveitamento, e enfrentará a Noruega. Já a seleção europeia passou na segunda colocação, com seis pontos, e pega a Suíça nas oitavas.
Fazendo sua estreia em Mundiais, a Zâmbia marcou gol pela primeira vez na competição neste duelo de hoje.
Como foi o jogo
Zâmbia foi superior durante a maior parte do primeiro tempo e abriu o placar aos 2 minutos, com gol de Mweemba após cobrança de escanteio.
A seleção africana ampliou o placar aos 30 minutos, com Barbra Banda convertendo pênalti sofrido por ela mesma.
No início da etapa final, a Costa Rica diminuiu a diferença no placar, com gol de Herrera após falha do goleiro Musonda.
As costarriquenhas aproveitaram a dificuldade da defesa zambiana na bola aérea e empilharam oportunidades seguidas nas cobranças de falta, chegando a ter um possível pênalti revisado pelo VAR.
Aos 23 minutos, Herrera chegou a empatar o jogo, mas o gol foi anulado por impedimento.
A seleção da América Central seguiu com a posse no ataque, porém criou menos e não conseguiu chegar ao empate, enquanto as africanas cresceram novamente nos minutos finais e definiram o jogo aos 47 minutos, com gol de Kundananji após ótimo passe de Banda.