Copa 2023: Japão goleia Espanha com nova artilheira e aula de contra-ataque
Classificação e Jogos
O Japão deu uma aula de contra-ataque e, com show da artilheira Miyazawa, goleou a Espanha por 4 a 0, hoje (31), para assegurar a primeira colocação do Grupo C. A camisa 7 japonesa fez dois no Estádio Wellington Regional (Nova Zelândia) e deu assistência para o gol de Ueki. No segundo tempo, Tanaka fechou a conta.
Miyazawa se isolou na artilharia da Copa do Mundo. A camisa 7 do Japão chegou a quatro gols neste Mundial e assumiu a ponta da chuteira de ouro.
Quatro finalizações no primeiro tempo, e três gols. Jogando no contra-ataque, o Japão mostrou faro de gol para construir a vitória em 45 minutos e, de quebra, se tornar o melhor ataque da Copa do Mundo.
Espanha teve a bola, mas não levou perigo. Elas tiveram muita dificuldade para passar pela linha de cinco do Japão e pouco assustaram a goleira Yamashita.
As seleções foram a campo já classificadas para as oitavas. A disputa era pelo primeiro lugar do Grupo C, que ficou com as japonesas.
Nas oitavas, a Espanha encara a Suíça, e o Japão enfrenta a Noruega. As duas partidas serão neste sábado (5), sendo a primeira às 2h (de Brasília), e a segunda às 5h (de Brasília).
Como foi o jogo
Japão saiu na frente na primeira finalização. Classificados, Japão e Espanha tiveram um início de jogo aberto, com as espanholas com mais posse e as japonesas explorando a velocidade. As asiáticas se deram melhor e balançaram a rede logo no primeiro chute a gol da partida.
Espanha rondou a área, e o Japão deu aula de contra-ataque. As espanholas tiveram a posse de bola, rondaram a área adversárias, mas sofreram para passar pela bem postada zaga japonesa. Do outro lado, o Japão explorou a linha alta das europeias e construiu 3 a 0 ainda no primeiro tempo.
A Espanha seguiu no tiki-taka, e o Japão sacramentou a goleada. A partida seguiu o mesmo ritmo no segundo tempo, com as espanholas tendo a bola, trocando passes com liberdade, mas sem chegar com perigo. Já as japonesas mantiveram o sólido sistema defensivo, administraram o resultado e, com golaço de Tanaka, garantiram a ponta do Grupo C.
Gols
Miyazawa abriu o placar. Aos 11 minutos do primeiro tempo, Endo recebeu lançamento pela esquerda e tocou para Miyazawa pelo meio, que explorou a linha alta da Espanha, ficou cara a cara de Misa Rodríguez e chutou na saída da goleira.
Mais um do Japão! Aos 28 minutos do primeiro tempo, em contra-ataque, Miyazawa avançou pelo meio e tocou para Ueki, pela esquerda, que pisou na área e finalizou. A bola desviou em Paredes e acabou no ângulo de Rodríguez.
Saiu o terceiro! Aos 40 minutos do primeiro tempo, Ueki aproveitou a saída errada da Espanha, partiu em velocidade e tocou para Miyazawa, que ajeitou dentro da área e finalizou cruzado.
Virou goleada. Aos 37 minutos do segundo tempo, Tanaka recebeu após cobrança de lateral pela direita, avançou com espaço, invadiu a área e finalizou no ângulo.
FICHA TÉCNICA
Japão 4 x 0 Espanha
Competição: 3ª rodada do Grupo C da Copa do Mundo feminina
Data e horário: 31 de julho de 2023, às 4h (de Brasília)
Local: Estádio Wellington Regional, em Wellington, na Nova Zelândia.
Arbitragem: Ekaterina Katja Koroleva
Assistentes: Katie Nesbitt e Felisha Mariscal
Cartões amarelos: Carmona (Espanha); Hernández (Espanha)
Gols: Miyazawa (Japão) aos 11 e 40 minutos do primeiro tempo; Ueki (Japão), aos 28 minutos do primeiro tempo; Tanaka (Japão), aos 37 minutos do segundo tempo
Público: 20.957
JAPÃO: Yamashita; Takahashi, Kumagai e Minami; Shimizu (Moriya), Hayashi, Nagano (Hasegawa) e Endo; Naomoto, Miyazawa (Fujino) e Ueki (Tanaka). Técnico: Futoshi Ikeda
ESPANHA: Rodríguez; Batlle, Paredes, Gálvez e Carmona (Hernández); Abelleira (Zornoza), Bonmati e Putellas (Redondo); Salma (González), Caldentey (Navarro) e Hermoso. Técnico: Jorge Vilda