Copa 2023: Inglaterra atropela a China, avança às oitavas e segue imbatível

Com dois de Lauren James, a Inglaterra deu show e goleou a China por 6 a 1, hoje (1º), no Coopers Stadium, na Austrália, pela última rodada do Grupo D da Copa do Mundo feminina. O atropelo rendeu a classificação para as oitavas de final na primeira colocação da chave e, de quebra a manutenção da invencibilidade.

Lauren James (duas vezes), Russo, Hemp, Kelly e Daly marcaram para as Inglesas. James ainda teve um gol anulado pelo VAR no fim do primeiro tempo.

De pênalti, Shuang descontou para as eliminadas chinesas. Elas precisavam de uma vitória para ir ao mata-mata.

A Inglaterra tem 100% de aproveitamento na primeira fase, e o terceiro melhor ataque, atrás dos também classificados Japão e Holanda.

Inglesas enfrentam a Nigéria nas oitavas de final. A partida será na segunda-feira (7), às 4h30 (de Brasília).

A Dinamarca ficou com a segunda vaga do Grupo D, e encara a anfitriã Austrália. O jogo será na segunda, às 7h30 (de Brasília)

Como foi o jogo

Inglaterra saiu na frente antes mesmo do jogo esquentar. As britânicas precisavam do empate para avançar ao mata-mata, e demoraram quatro minutos para sair na frente, com Alessia Russo, na primeira finalização da partida.

As inglesas encurralaram a China e resolveram ainda no primeiro tempo. Mesmo com a vantagem, a Inglaterra seguiu agressiva, precisando de poucos toques para chegar, com liberdade, ao campo adversário e sacramentar a vitória ainda na etapa inicial. Já as chinesas passaram grande parte do primeiro tempo encurraladas em seu campo, tentando frear a intensidade adversária.

Continua após a publicidade
Heba Saadieh, bandeirinha do jogo entre China e Inglaterra pela Copa do Mundo feminina
Heba Saadieh, bandeirinha do jogo entre China e Inglaterra pela Copa do Mundo feminina Imagem: Sarah Reed/Getty Images

Bandeirinha de hijab. A partida marcou a estreia da assistente Heba Saadieh, que se tornou a primeira da comissão de arbitragem a usar o hijab - um véu islâmico que cobre cabeça e pescoço — em uma Copa do Mundo.

China diminuiu de pênalti, mas a festa era inglesa. As chinesas voltaram para o segundo tempo mais organizadas e aproveitaram um toque de mão de Lucy Bronze dentro da área — marcado com auxílio do VAR — para balançar as redes. As britânicas, porém, voltaram a controlar o jogo, e balançaram as redes mais três vezes.

Gols

Mas já? Aos 4 minutos do primeiro tempo, Hemp recebeu pela esquerda e cruzou. A bola foi rebatida pela defesa chinesa e sobrou para Alessia Russo finalizar rasteiro e abrir 1 a 0.

Hemp ampliou. Aos 25 minutos do primeiro tempo, Bright roubou a bola no meio de campo e tocou para Lauren James, que passou para Hemp, que invadiu a área e fez o segundo das inglesas.

Continua após a publicidade

Saiu o terceiro. Aos 40 minutos do primeiro tempo, em cobrança de falta ensaiada, Daly tocou para Lauren James na entrada da área, que chutou de primeira e fez mais um para as inglesas.

Não valeu! Aos 49 minutos do segundo tempo, Lauren James anotou um golaço após cobrança de escanteio, cortado parcialmente pela China. O VAR, porém, recomendou revisão por impedimento de Lucy Bronze, que participou do lance, e o tento acabou anulado.

China diminuiu. Aos 12 minutos do segundo tempo, o VAR chamou a árbitra para ver um toque de mão de Lucy Bronze dentro da área. Ela marcou o pênalti e Shuang converteu.

De novo Lauren James. Aos 20 minutos do segundo tempo Jess Carter avançou até a linha de fundo pelo lado direito e cruzou para a segunda trave. James apareceu livre e bateu de primeira para marcar o quarto.

Mais um! Aos 31 minutos do segundo tempo, Lauren James lançou, a goleira Zhu errou o tempo de bola e deixou para Chloe Kelly empurrar contra o gol vazio.

6 a 1. Aos 38 minutos do segundo tempo, após um bate e rebate dentro da área chinesa, a bola sobrou para Daly, que acertou um foguete de perna direita.

Continua após a publicidade

FICHA TÉCNICA

China 1 x 6 Inglaterra

Competição: 3ª rodada do Grupo D da Copa do Mundo feminina
Data e horário: 1º de agosto de 2023, às 8h (de Brasília)
Local: Coopers Stadium, em Adelaide, na Austrália
Arbitragem: Casey Reibelt
Assistentes: Ramina Tsoi e Heba Saadieh
Cartões amarelos: Lucy Bronze (Inglaterra)
Gols: Russo (Inglaterra), aos 4 minutos do primeiro tempo; Hemp (Inglaterra), aos 25 minutos do primeiro tempo; Lauren James (Inglaterra), aos 40 minutos do primeiro tempo e aos 20 do segundo tempo; Shuang (China), aos 12 minutos do segundo tempo; Kelly (Inglaterra), aos 31 minutos do segundo tempo; Daly (Inglaterra), aos 38 minutos do segundo tempo.

Público: 13.497

CHINA: Yu Zhu, Li Mengwen (Wu Haiyan), Wang Shanshan, Yao Wei e Chen Qiaozhu; Yao Lingwei (Dou Jiaxing), Yang Lina, Linyan Zhang e Wang Shuang (Gu Yasha); Wu Chengshu (Mengyu) e Jiahui Lou. Técnica: Shui Qingxia

INGLATERRA: Mary Earps, Lucy Bronze (Charles), Millie Wright, Jesse Carter e Alex Greenwood; Rachel Daly, Georgia Stanway (Coombs), e Katie Zelem; Lauren Hemp (Kelly), Lauren James (Toone) e Alessia Russo (England). Técnica: Sarina Wiegman.

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes