Copa 2023: Com VAR protagonista, Dinamarca vence Haiti e vai às oitavas
João Victor Miranda
Colaboração para o UOL, em São Paulo
01/08/2023 10h09
Classificação e Jogos
A Dinamarca precisou marcar cinco vezes para vencer o Haiti por 2 a 0 hoje (1º), pelo Grupo D da Copa do Mundo Feminina, em Perth, na Austrália. Assim, as dinamarquesas garantiram vaga nas oitavas de final da competição.
O que aconteceu
Pernille Harder, aos 21 minutos do primeiro tempo, de pênalti, e Nielsen, aos 54 minutos do segundo tempo, fizeram os gols da partida. A própria Harder, outras duas vezes, e Boye, também marcaram - os lances foram anulados por impedimento ou falta.
Com a vitória, a Dinamarca garantiu a classificação às oitavas de final na segunda posição do Grupo D, com 6 pontos. A Inglaterra, com 9, ficou com a liderança da chave.
O Haiti, sem nenhum ponto, se despediu do Mundial na lanterna do grupo, que ainda teve a China - também eliminada - em terceiro, com 3 pontos.
Nas oitavas de final, a Dinamarca encara a Austrália, enquanto a Inglaterra enfrenta a Nigéria.
Curiosidades
O Haiti cedeu pênaltis em todos os jogos na Copa do Mundo e não marcou nenhum. Assim, a seleção caribenha deixou o Mundial de estreia sem somar pontos.
O gol marcado por Pernille Harder foi o centésimo da Copa do Mundo. Antes do início da partida, foram 98 gols em 40 jogos — média de 2,45 tentos/partida.
Como foi o jogo
Três gols, mas só um valeu. A Dinamarca começou em cima e foi efetiva no ataque, balançando as redes três vezes. No entanto, em duas delas, a arbitragem apontou impedimento. O Haiti se encontrou no jogo depois da segunda metade do primeiro tempo, chegando a equilibrar as ações, mas não conseguiu ameaçar o gol dinamarquês.
Dinamarca faz mais dois, e VAR interfere de novo. O equilíbrio do fim do primeiro tempo continuou, com a Dinamarca controlando a posse de bola. No fim da partida, em bons contra-ataques, as dinamarquesas fizeram dois gols - e só um valeu - para concretizar a vitória.
Gols e lances importantes
Não valeu! Aos 3 minutos, Vangsgaard bateu forte dentro da área, e Théus defendeu. No rebote, Boye completou para as redes. O gol foi anulado pelo VAR por impedimento.
0 x 1: Aos 20 minutos, Vangsgaard tentou um passe no meio da área e a bola foi bloqueada por Pierre-Louis, que estava com o braço aberto. A árbitra marcou pênalti. Na cobrança, Harder bateu rasteiro para superar Théus.
Não valeu de novo! Aos 45 minutos, Vangsgaard cruzou para Harder, que finalizou de primeira para marcar o segundo dela. No entanto, a arbitragem anulou o lance por impedimento. O VAR confirmou a marcação.
Théus! Aos 8 minutos do segundo tempo, Veje tabelou com Sorensen e cruzou. Após desvio de Harder, Madsen bateu bem, mas Théus fez a defesa e evitou o segundo da Dinamarca.
Christensen! Aos 30 minutos, após cobrança de falta fechada, Batcheba Louis tocou de cabeça. A goleira dinamarquesa caiu e fez boa defesa, sem rebote.
O VAR de novo! Aos 38 minutos, em contra-ataque, Brunn dividiu com Théus fora da área. A goleira ficou caída e a bola sobrou com Gejl, que cruzou para a segunda trave, onde Harder tocou para as redes. O lance foi anulado por falta na goleira haitiana.
Théus! Aos 48, Gelj recebeu bom passe e chutou na saída de Théus, que fez ótima defesa com o pé, evitando o segundo.
0 x 2: Aos 54 minutos, Nielsen recebeu de Gelj em velocidade e tocou na saída de Théus para fechar o placar.
FICHA TÉCNICA
Haiti 0 x 2 Dinamarca
Competição: 3ª rodada do Grupo D da Copa do Mundo
Local: Estádio Retangular de Perth, em Perth, na Austrália
Público: 17.897
Data e horário: 1º de agosto de 2023, às 8h (terça-feira)
Árbitra: Oh Hyeon-Jeong (KOR)
Cartões amarelos: Holmgaard (DIN)
Gols: Harder, aos 21 minutos do primeiro tempo; Nielsen, aos 54 minutos do segundo tempo.
Haiti: Théus; Surpris, Petit-Frère (Mathurin), Joseph e Kethna Louis; Pierre-Louis (Borgella) e Jeudy; Éloissaint, Dumornay e Batcheba Louis; Mondésir. Técnico: Nicolas Delépine.
Dinamarca: Christensen; Thomsen, Sevecke, Boye e Veje; Holmgaard (Nielsen) e Kuhl (Hasbo); Sorensen (Bruun), Harder (Gevitz) e Madsen (Gejl); Vangsgaard. Técnico: Lars Sondergaard.