Fortaleza vence Libertad e larga em vantagem nas oitavas da Sul-Americana
O Fortaleza venceu o Libertad por 1 a 0 no Defensores del Chaco, em Assunção (PAR), e largou em vantagem no jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Zé Welison foi o único que balançou as redes na partida. O volante decretou a vitória aos 20 minutos do primeiro tempo.
O Fortaleza voltou a vencer na temporada após três derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro. Do outro lado, porém, o Libertad deu fim a uma sequência de oito jogos de invencibilidade.
Antes de voltarem a se enfrentar, ambos os clubes têm compromissos por seus respectivos torneios nacionais. O Fortaleza volta a campo no próximo sábado (5) para enfrentar o Goiás, pelo Brasileirão, às 18h30 (de Brasília). Já o Libertad encara o General Caballero pelo Campeonato Paraguaio, às 20h.
Classificação e jogos
Fortaleza e Libertad se reencontram na próxima terça-feira (8) para decidir quem vai às quartas da Sul-Americana. O jogo acontecerá na Arena Castelão, a partir das 19h. O time brasileiro avança até com um empate.
Curiosidade: Foi a primeira vez na história que as equipes se enfrentaram oficialmente — o Fortaleza não havia disputado competições internacionais até 2020.
Como foi o jogo
O jogo começou bem equilibrado, mas foi o Fortaleza quem saiu na frente. Enquanto o Libertad tentava utilizar a ligação direta no campo, os visitantes apostavam na pressão da saída de bola.
Os donos da casa reagiram e aproveitaram, principalmente, o recuo das linhas do adversário. Uma chuva de contra-ataques tomou conta da partida, mas a pontaria paraguaia não estava calibrada o suficiente.
Apesar de preocupações na defesa, o Fortaleza administrou a vantagem e seguiu apostando na velocidade. Sem mais alterações no placar, o Leão desceu ao vestiário com a vantagem.
A retomada do duelo no segundo tempo ficou marcada por um Fortaleza sufocado e um Libertad a todo vapor. O time paraguaio queria a todo custo acertar a meta.
As condições para ampliar o placar foram propícias ao Fortaleza a partida toda, mas sem proveito. Apenas nos minutos finais que o clube cresceu no jogo novamente, mas a rede não balançou mais.
Gols e destaques
Por cima. Logo aos quatro minutos, o Libertad protagonizou a primeira finalização promissora da partida, com Melgarejo. O camisa 10 recebeu de Barboza, carregou para a área e bateu cruzado, mas a bola subiu demais.
VAR em ação. No lance seguinte, Martín Silva se atrapalhou, Lucero pressionou, quase desarmou e caiu na área. O lance foi revisado pela equipe de arbitragem, porém nada foi marcado.
1 x 0. Aos 20', Pikachu chegou pela direita e cruzou na área, mas muito forte. Do outro lado, Guilherme acreditou, levou a melhor no mano a mano e tocou para o meio da área. A bola sobrou limpa para Zé Welison finalizar de perna esquerda e colocar o Fortaleza na frente.
Duas vezes João Ricardo. Em um intervalo de dez minutos, o goleiro do Fortaleza foi primordial em dois lances. A primeira foi no chute de Melgarejo. A segunda foi na cobrança de falta de Villalba, que mandou direto para o gol e contou com belíssima defesa.
Faltou capricho. Com um minuto da segunda etapa, o Libertad teve uma chance de ouro para empatar. Bareira desarmou Zé Wlison, desceu em velocidade e passou para Villalba. O atacante tentou chutar, mas foi travado por Caio Alexadre.
Erro recorrente. O jogo melhorou aos 28' após jogadas pouco esperançosas para ambos os lados. Pochettino, que acabara de entrar, errou o passe, Melgarejo cruzou na área, e Bareiro concluiu o lance, porém mandou para fora.
Quase contra! Aos 32', depois de Pochettino cruzar na área, Diego Viera tentou cortar e quase anotou um golaço contra o próprio Libertad. Quem salvou foi o goleiro Martín.
Faltou pouco, Galhardo... O atacante driblou, deixou Diego Viera para trás, invadiu a área, passou por Campuzano e finalizou, mas o goleiro estava lá para defender mais uma e não deixou que a bola entrasse.
Ficha técnica
Libertad 0 x 1 Fortaleza
Competição: Jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana
Local: Defensores del Chaco, em Assunção (PAR)
Data e hora: 01 de agosto de 2023, às 19h
Árbitro: Alexis Herrera
Assistentes: Lubin Torrealba e Alberto Ponte
VAR: Yadir Acuña
Gols: Zé Welison, aos 20'/1ºT
Amarelos: Caio Alexandre, Brítez, Pedro Augusto, Pochettino, Alexander Barboza, Campuzano e Ivan Píris
Libertad: Martín Silva; Iván Piris (Iván Ramírez), Diego Viera, Alexander Barboza e Matías Espinoza (Néstor Giménez); Ernesto Caballero (Bareiro), Álvaro Campuzano e Lucas Sanabria; Héctor Villalba (Enso González), Lorenzo Melgarejo e Óscar Cardozo (Roque Santa Cruz). Técnico: Daniel Oscar Garnero.
Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Pedro Augusto (Pochettino), Caio Alexandre (Lucas Sasha) e Zé Welison (Machuca; Yago Pikachu, Guilherme (Calebe) e Lucero (Thiago Galhardo). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.