África do Sul vence Itália de virada e enfrenta Holanda nas oitavas da Copa
Em um jogo aberto e equilibrado, a África do Sul virou sobre a Itália e venceu por 3 a 2, garantindo a vaga nas oitavas de final. A partida, em Wellington, na Nova Zelândia, foi válida pela rodada de encerramento do Grupo G da Copa do Mundo feminina.
O que aconteceu
Caruso marcou duas vezes para as italianas, enquanto Orsini (contra), Magaia e Kgatlana, aos 46 minutos do segundo tempo, fizeram os gols que deram a classificação à África do Sul.
Com a vitória, a África do Sul chegou aos quatro pontos no Grupo G e garantiu vaga nas oitavas de final como vice-líder. Agora, as sul-africanas encaram a Holanda na abertura do mata-mata.
A Itália, com três pontos, ficou na terceira posição, fora da próxima fase. A líder Suécia, com nove pontos, e Argentina, com um, completaram a chave.
Classificação e jogos
Curiosidade
A vitória é histórica para a África do Sul - é o primeiro triunfo da seleção em uma grande competição internacional - Olímpiadas ou Copa do Mundo feminina.
Como foi o jogo
Boas chances e empate justo. A Itália começou melhor e logo conseguiu um pênalti, abrindo o placar na cobrança. Não demorou para as sul-africanas equilibrarem a partida, que ficou aberta. As duas equipes tiveram boas chances de marcar na primeira etapa, que acabou empatada por conta de um gol contra bizarro cedido pelas italianas.
África do Sul cresce e busca virada. Para o segundo tempo, as sul-africanas voltaram melhores e, mesmo sem controlar a posse, eram mais perigosas quando conseguiram a virada em boa trama do ataque.
Defesa sul-africana sofre e jogo fica aberto. Na reta final da partida, enquanto o ataque brilhava e criava chances, a defesa da África do Sul se complicava. Sem matar o jogo, as africanas levaram o empate e, por muito pouco, não sofreram o terceiro gol. No fim, o setor ofensivo foi decisivo e garantiu a vitória apertada.
Gols e lances importantes
0 x 1: Aos 9 minutos, Dhlamini derrubou Beccari na área e a árbitra marcou pênalti. Caruso bateu rasteiro e deslocou a goleira sul-africana para abrir o placar.
Na trave! A África do Sul respondeu aos 20 minutos. Após passe de Motlhalo, Moodaly finalizou da entrada da área e carimbou a trave.
1 x 1: Que confusão! Aos 31 minutos, Orsi recuou sem olhar para a goleira Durante, que até se esforçou, mas não chegou na bola. Gol contra bizarro!
Mais trave! Aos 33, Giugliano cobrou escanteio e Beccari cabeceou na pequena área. A bola explodiu na trave.
2 x 1: É a virada! Aos 22 minutos do segundo tempo, Kgatlana fez linda jogada e deu um ótimo passe para Magaia. Dentro da área, ela bateu cruzado para fazer o segundo das sul-africanas.
Durante brilha! Aos 26 minutos, Magaia cruzou e Kgatlana subiu no meio da área para cabecear forte, no cantinho. A goleira italiana voou e fez linda defesa para evitar o terceiro.
2 x 2: Aos 28 minutos, Giugliano cobrou escanteio, Girelli desviou na primeira trave e Caruso completou para as redes. O gol foi confirmado após quatro minutos de revisão no VAR.
Swart salva! Aos 41 minutos, Cantore invadiu a área pela direita e cruzou rasteiro. Girelli, sozinha, bateu para o gol e viu Swart esticar o pé para fazer linda defesa.
Ligada! Aos 42 minutos, Magaia cruzou fechado. A bola desviou na marcação e tomou a direção do gol. Durante recuou e espalmou de qualquer jeito em cima da linha.
3 x 2: Aos 46 minutos do segundo tempo, Magaia recebeu no meio, tirou duas marcadoras com o domínio e tocou para trás. Kgatlana, no meio da área, bateu forte para fazer o gol da classificação sul-africana.
Quase! Aos 48 minutos, Giacinti dominou no meio da área, segurou bem a bola, limpou a marcação e bateu forte. A bola passou raspando a trave.
FICHA TÉCNICA
África do Sul 3 x 2 Itália
Competição: 3ª rodada do Grupo G da Copa do Mundo
Local: Estádio Regional de Wellington, em Wellington, na Nova Zelândia
Público: 14.967
Data e horário: 2 de agosto de 2023, às 4h (quarta-feira)
Árbitra: María Belén Carvajal Peña (CHI)
Gols: Caruso, aos 11', e Orsini (contra), aos 31 minutos do primeiro tempo; Magaia, aos 22', Caruso, aos 28', e Kgatlana, aos 46 minutos do segundo tempo.
África do Sul: Swart; Ramalepe (Makhubela), Matlou, Mbane e Dhlamini (Holweni); Gamede e Moodaly (Kgoale); Magaia (Shongwe), Motlhalo e Seoposenwe; Kgatlana. Técnica: Desiree Ellis
Itália: Durante; Di Guglielmo (Bartoli), Linari, Orsi (Glionna) e Boattin; Giugliano, Caruso (Greggi) e Dragoni; Beccari (Cantore), Bonansea (Girelli) e Giacinti. Técnica: Milena Bertolini.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.