Botafogo vira no fim com Tiquinho e bate Guaraní na ida das oitavas da Sula
O Botafogo venceu o Guaraní-PAR por 2 a 1, de virada, na noite desta quarta-feira (2), pelo jogo de ida das oitavas de final da Sul-Americana, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
Hugo e Tiquinho Soares, para o Botafogo, e Romeo Benítez, para o Guaraní, fizeram os gols da partida.
O confronto de volta está marcado para a outra quarta-feira, dia 9 de agosto, no mesmo horário, no Paraguai. Quem passar enfrenta o vencedor do confronto entre Emelec-EQU e Defensa y Justicia-ARG.
Para chegar até as quartas de final, o Botafogo pode empatar. Caso o Guaraní vença por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis.
Classificação e jogos
Antes da decisão na Sul-Americana, o líder Botafogo tem compromisso pelo Brasileirão. Neste domingo (6), a equipe visita o Cruzeiro em Minas Gerais, às 18h30 (de Brasília), em confronto válido pela 18ª rodada. Já o Guaraní-PAR enfrenta o Olimpia também no domingo, mas às 17h (de Brasília), pelo Campeonato Paraguaio.
Como foi o jogo
A partida começou com boas chances para cada lado, mas foi o Guaraní que abriu o placar. Romeo Benítez anotou para a equipe visitante depois de uma boa construção de jogada.
O gol só fez com que a equipe paraguaia fosse ainda mais para cima. O Botafogo passou a tocar a bola no campo de defesa para buscar espaços, mas encontrou o Guaraní se posicionando de forma mais defensiva.
A equipe carioca passou a investir na jogada aérea para tentar mudar o marcador. O Fogão teve duas boas chances em sequência com cruzamentos na área, mas não bem sucedidos a ponto de gerar perigo para o goleiro Muñoz.
Com mais intensidade, o Botafogo ficou muito perto do empate. Bolas na trave, chutes para fora e até mesmo furadas impediram que o Fogão mudasse o marcador ainda no primeiro tempo.
A volta do intervalo contou com o Botafogo mais ligado no jogo. Através da bola aérea, a equipe carioca teve sua primeira oportunidade clara para empatar, mas a cabeçada não foi forte o bastante.
A constância do Botafogo em busca do gol rendeu o empate. O Fogão não diminuiu o ritmo desde o início do segundo tempo, e com um golaço de Hugo, deixou o marcador igual.
O gol de empate só fez o Botafogo crescer ainda mais no jogo. A equipe passou a ser superior e ficou muito próximo da virada. O Guaraní tentou contra-atacar, mas pouco conseguiu reagir.
A virada aconteceu bem no finalzinho do jogo, com um pênalti a favor do Botafogo. Junior Santos foi derrubado, mas Tiquinho Soares foi quem pegou a bola e cobrou para decretar a vitória do time carioca.
Gols e lances importantes
1 x 0 - Com somente dois minutos de bola rolando, o Guaraní abriu o placar. Raúl Caceres fez uma bela jogada pela direita, e Moreira ficou livre para cruzar. Dentro da área, Romeo Benítez se posicionou bem para completar para mandar para as redes.
Newsletter
OLHAR OLÍMPICO
Resumo dos resultados dos atletas brasileiros de olho em Los Angeles 2028 e os bastidores do esporte. Toda segunda.
Quero receberFoi um golaço, mas não valeu - Aos 12 minutos, o Guaraní marcou com Camacho, mas o gol foi anulado por conta da posição de impedimento do atacante, que recebeu o lançamento de Salomoni, tirou da defesa do Botafogo e bateu por cobertura contra Gatito Fernández.
Que perigo! - Com mais volume de jogo, o Guaraní desceu no contra-ataque, Adryelson afastou mal e Camacho quase achou um bom passe para Santander, que sairia de cara para o gol. A bola, porém, foi forte demais e ele não conseguiu chegar para finalizar.
Quase, Botafogo - Janderson fez a jogada pela direita e cruzou na área. Muñoz se enrolou todo com a bola, que sobrou para Eduardo dentro da área. O meia alvinegro perdeu o tempo de finalizar, mas conseguiu o escanteio.
Por muito pouco! - Tchê Tchê recebeu a bola e tocou para Marlon Freitas, que, mesmo de fora da área, mandou uma bomba em direção ao gol. Ela explodiu no travessão e foi para fora.
Chegada do Botafogo - Aos oito minutos da segunda etapa, o Botafogo conseguiu chegar claramente ao gol. Victor Cuesta subiu mais do que todo mundo na cobrança de escanteio e tocou na bola, mas ela parou na mão de Muñoz, que defendeu sem perigo.
1 x 1 - Com 19 minutos da etapa final, Hugo acertou uma bomba de fora da área e superou o goleiro Muñoz para empatar para o Botafogo no Nilton Santos.
Botafogo quase amplia - Tiquinho Soares recebeu o lançamento, dominou com categoria e quase marcou um golaço. Na sequência, Segovinha aproveitou a sobra da cobrança de escanteio e chutou com perigo de primeira.
Pênalti e 2 x 1 - Aos 42, Junior Santos foi derrubado na área por Romero. Tiquinho Soares pegou a bola e virou para o Botafogo.
FICHA TÉCNICA
Botafogo 2 x 1 Guaraní-PAR
Data: 02/08/2023 (quarta-feira)
Horário: 19h00 (de Brasília)
Competição: jogo de ida das oitavas de final da Sul-Americana
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Andrés Matonte (URU)
Assistentes: Richard Trinidad (URU) e Andrés Nievas (URU)
VAR: Leodan González (ARG)
Cartões amarelos: Eduardo (BOT), Gil Romero, Luis Martínez e Darío Ríos (GUA)
Cartões vermelhos: nenhum
Gols: Romeo Benítez (2'/1ºT), Hugo (19'/2ºT), Tiquinho Soares (44'/2ºT)
Botafogo: Gatito Fernández; Di Placido, Adryelson (Philipe Sampaio), Víctor Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Tchê Tchê (Lucas Fernandes) e Eduardo; Gustavo Sauer (Matías Segovia), Janderson (Tiquinho Soares) e Victor Sá (Júnior Santos). Técnico: Bruno Lage.
Guaraní-PAR: Muñoz; Raúl Cáceres, Moya, Riveros e Salomoni; Gil Romero, Estivel Moreira (Barceló), Darío Ríos e Romeo Benítez (Gallardo); Santander e Camacho (Luis Martínez). Técnico: Juan Pablo Pumpido.
Deixe seu comentário