Galo freguês de Abel? Técnico só venceu uma, mas se deu bem na Libertadores

Atlético-MG e Palmeiras fazem hoje o jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores, às 21h30 (de Brasília), no Mineirão. Historicamente, o técnico Abel Ferreira não tem bons números contra o Galo. No entanto, quando os confrontos são pela competição continental, o treinador português leva a melhor.

Como foram os jogos entre Atlético-MG e o Palmeiras de Abel?

Desde que assumiu o Palmeiras em 2020, Abel Ferreira enfrentou o Atlético-MG dez vezes, com apenas uma vitória, sete empates e duas derrotas.

Duelos emocionantes pela Libertadores

Rubens, do Atlético-MG, desperdiçou pênalti na partida contra o Palmeiras; Weverton defendeu
Rubens, do Atlético-MG, desperdiçou pênalti na partida contra o Palmeiras; Weverton defendeu Imagem: NELSON ALMEIDA / AFP

Em 2021, as equipes duelaram na semifinal. O jogo de ida, no Allianz Parque, acabou empatado em 0 a 0 — a partida ficou marcada por um pênalti perdido por Hulk. E o de volta, no Mineirão, acabou empatado em 1 a 1. O Palmeiras avançou pelo gol marcado fora de casa (no atual regulamento da competição não há vantagem por gol fora).

Já no ano passado, o confronto foi reeditado nas quartas de final. O primeiro jogo, no Mineirão, acabou empatado em 2 a 2 — o Atlético-MG abriu 2 a 0 no placar, mas o Palmeiras foi buscar o empate.

No jogo decisivo, no Allianz, o time de Abel segurou o empate em 0 a 0 após jogar com um a menos desde os 29 minutos do primeiro tempo — Danilo foi expulso. No final da partida, Gustavo Scarpa também recebeu o cartão vermelho e a equipe jogou os minutos finais com dois a menos. O Alviverde avançou nos pênaltis, vitória por 6 a 5.

Vitórias do Atlético-MG

Bruno Arleu de Araújo expulsa Patrick de Paula em Atlético-MG x Palmeiras pelo Brasileirão
Bruno Arleu de Araújo expulsa Patrick de Paula em Atlético-MG x Palmeiras pelo Brasileirão Imagem: Fernando Moreno/AGIF

As duas vitórias do Atlético-MG sobre o Palmeiras de Abel foram pelo Campeonato Brasileiro, e as duas por 2 a 0.

Continua após a publicidade

A primeira delas aconteceu no dia 25 de fevereiro de 2021, pelo Brasileirão 2020 (que teve datas afetadas pela pandemia de covid-19). O Palmeiras entrou em campo com vários jogadores reservas e da base, já que nos dias seguintes da partida a equipe entraria em campo pela final da Copa do Brasil, contra o Grêmio — o Palmeiras ficou com o título.

O segundo triunfo aconteceu em agosto do mesmo ano. O Alviverde foi escalado com o time titular dessa vez, mas foi derrotado com dois gols de Savarino. O duelo foi marcado por uma expulsão polêmica de Patrick de Paula, aos 35 minutos do primeiro tempo. Abel e João Martins também receberam cartão vermelho naquele dia.

Única vitória de Abel sobre o Atlético-MG

Murilo, do Palmeiras, comemora gol contra o Atlético-MG pelo Brasileirão
Murilo, do Palmeiras, comemora gol contra o Atlético-MG pelo Brasileirão Imagem: HEDGARD MORAES/UAI FOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

A primeira vitória de Abel contra o Atlético-MG aconteceu no segundo turno do Brasileirão do ano passado, no qual o Palmeiras foi campeão. O treinador estava suspenso e João Martins foi quem ficou à beira do campo.

O Palmeiras venceu por 1 a 0, com gol de Murilo, no Mineirão, pela 28ª rodada do Brasileiro.

Continua após a publicidade

O que diz Abel Ferreira sobre o Atlético-MG ser 'freguês'?

O Abel Ferreira não joga contra ninguém. Faço o meu trabalho para ajudar os meus jogadores, eles sim jogam, eu não Abel Ferreira ao ser questionado sobre o histórico contra o Atlético-MG, após vitória contra o América-MG.

Jogo decisivo

Palmeiras e Atlético-MG voltam a se enfrentar na quarta-feira que vem (9), às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque. O vencedor do confronto enfrenta nas quartas de final quem passar do duelo entre Deportivo Pereira (COL) e Independiente Del Valle (EQU).

Deixe seu comentário

Só para assinantes