Neto diz que eliminação do Brasil na Copa feminina foi 'vexame'
Do UOL, em São Paulo
02/08/2023 14h45
Neto comentou em seu programa "Os Donos da Bola" que foi um vexame o Brasil ter sido eliminado da Copa do Mundo feminina e que assim como no masculino teve muita brincadeira e Instagram na preparação.
Vergonhoso: "Eu sou o único comentarista na casa que fez dez anos de futebol feminino. O que o futebol feminino representa para o Brasil e o que está acontecendo é maravilhoso, mas foi um vexame, foi vergonhoso".
Muita brincadeira: "Muito batuque, eu não gosto disso, mas respeito quem gosta. Muita brincadeira, muito Instagram, muito comercial, muita gente junto. Do mesmo jeito do masculino, aconteceu com o feminino, muita gente junto. Não pode chorar em coletiva antes do jogo, não dá para ficar brincando com gente que vai lá, de patrocinador, para ficar fazendo joguinho. Não pode. Copa do Mundo é Copa do Mundo. São sete jogos".
O que mais Neto disse:
Pia não fez o Brasil jogar como deveria: "Uma treinadora que em quatro anos não fala português. E eu falei aqui: 'o Brasil está pingando para não se classificar na primeira fase', falei aqui. Uma treinadora que não fez o Brasil jogar do jeito que deveria jogar; uma treinadora que não sabia fazer substituição; e só falaram agora, depois que perdeu, como sempre é assim".
Imprensa não falou a verdade: "A rede Globo fez uma coisa, que eu acho que, eles estão certos no sentido de valorizar o evento, mas parecia que a seleção brasileira ia ganhar o título do Mundial. Não ia. Se chegasse nas quartas ou na semi, estava muito legal. Mas foi tanta pompa, tanta coisa desnecessária, de não falar a verdade. Não se fala antes, porque tem medo de perder o emprego, porque tem medo de não fazer amizade com jogadoras e jogadores".
Fácil criticar depois: "A seleção feminina com tudo o que vocês tiveram, com tudo aquilo que se colocou à disposição para jogar futebol, porque o que vocês fizeram, vocês comentaristas aí, vocês narradores, vocês apresentadores, vocês falaram a verdade? Mesmo, do futebol feminino? Vocês viram realmente o futebol feminino jogando nos amistosos, vocês viram perdendo de 15 para o sub-17 antes da Copa do Mundo. Vocês viram? Vocês falaram sobre isso? Agora é fácil criticar. E aquelas que estão metendo o pau nas meninas deveriam calar a boca, ou não falar pelo Instagram, ou não querer dar uma de gostosa ou gostoso".
Marta não é o Brasil: "O que ficou agora é a Marta, que foi lá e chorou compulsivamente, e ela tem 6 bolas de ouro, ela pode e deve. Mas não é a Marta o Brasil, não é a Marta a jogadora que iria ganhar o título. Nesse momento não. Você poderia fazer com que ela fosse importante, mas não foi. Nessa Copa, não foi, e as jogadoras mais jovens pipocaram".
Brasil teve tudo que tem que ter: "A Jamaica foi para a Copa do Mundo na Austrália de vaquinha, fizeram vaquinha, não tomou um gol, e a seleção brasileira teve tudo que tem que ter, deveria ter e que não tinha".
Jogadoras que não conseguem disputar uma Copa: "Não teve forças, não teve personalidade, continuaram com uma técnica fraca, eu sempre falei isso aqui, tinha que ser o Arthur Elias, mas vocês contrataram ela. Marco Aurélio Cunha que contratou. Aí, vocês perderam tudo que a gente tinha, que era velocidade, individualidade. Vocês levaram jogadoras que não conseguem disputar uma Copa do Mundo, meu irmão".
Futebol masculino segue o mesmo caminho: "O futebol masculino corre o mesmo risco em 2026, de não classificar na primeira fase. Técnico interino, uma vergonha com o Ancelotti, querer esperar o Neymar, ter só o Neymar como o cara que vai resolver. O Vinicius Junior não está sendo protagonista, não foi. O Tite, em duas Copas do Mundo, acabou com a gente, acabou com o futebol brasileiro. É o responsável pelas duas eliminações nas quartas".
Preparadas para 2026: "Eu acredito que essas meninas, essas jogadoras, elas estão preparadas para 2026. Eu acho que elas vão poder, mas quem vai ajudar? Qual vai ser a referência? Você não tem mais a Marta".
Cristiane fez falta: "Não levar a Cristiane? Fazedora de gol, personalidade, ganha o grupo, chega no pau, segunda maior artilheira da seleção, e a Pia não levou".