O futebol brasileiro vive o último dia de janela de transferências para registro de novos jogadores nos clubes nacionais. Mas pode ser que o nome do reforço do seu time não seja publicado hoje (2) ainda no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. E está tudo bem.
Como funciona
Até o fim da janela, que é hoje, os clubes precisam dar entrada em toda a documentação no sistema da CBF (para transferências nacionais) ou no TMS da Fifa (internacionais).
A publicação no BID pode ocorrer em até sete dias depois da janela e o jogador em questão terá, sim, condição de jogo, caso a documentação esteja correta.
A CBF em dia de fechamento de janela monitora o TMS da Fifa até 23h59 para ver se há alguma movimentação pendente de aprovação.
Mas a operação do BID não demanda um esquema especial, já que o regulamento prevê esse prazo de sete dias para análise e publicação pós-fechamento de janela.
Qual o trabalho dos clubes?
Os clubes devem se preocupar em dar entrada em toda documentação — como contratos assinados — nos sistemas de transferências.
Com a solicitação gerada, a CBF analisa se a papelada está correta e as taxas devidamente pagas para avançar na publicação no BID.
Se a transferência for internacional, os clubes precisam fazer o movimento em duas frentes, no TMS e no sistema nacional. A CBF faz a checagem se existe o procedimento nas duas frentes.
Art. 33 - A transferência nacional de atleta profissional no clube de origem e/ou de destino para clube participante do Campeonato Brasileiro Série A ou Série B deve ser efetuada em observância a um dos dois períodos de registros anuais fixados pela CBF.
§1º - Para cumprir com o disposto no caput, o clube contratante do atleta deve concluir a solicitação de transferência no Sistema de Registro da CBF dentro do prazo de um dos dois períodos de registros anuais fixados pela CBF. Neste caso, a publicação no BID do contrato especial de trabalho desportivo decorrente desta solicitação de transferência pode ocorrer após o encerramento do período de registro pertinente.
Trecho do Regulamento Nacional de Registro e Transferências
Janela de saída ainda aberta
O trabalho no departamento de registro e transferências da CBF não para com o fechamento da janela para entrada de jogadores no Brasil porque as principais ligas do mundo continuarão com o mercado ativo até 1º de setembro. A Arábia Saudita, inclusive, vai até além (dia 20/9).
Com isso, o trabalho na CBF é validar as movimentações de venda ou empréstimo de jogadores oriundos de clubes brasileiros.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.