Copa 2023: Suécia segue 100% ao vencer a Argentina e pega EUA nas oitavas
Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)
02/08/2023 05h58
Classificação e Jogos
A Suécia fez o simples e venceu a Argentina por 2 a 0 no estádio Waikato, na Nova Zelândia, pela terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo feminina.
Os gols foram marcados por Rebecka Blomqvist e Elin Rubensson.
Com o resultado, a Suécia manteve 100% de aproveitamento e passou em primeiro no Grupo G. Agora, a equipe enfrenta os EUA nas oitavas de final.
Já a Argentina foi eliminada da competição na lanterna, com apenas um ponto, e permaneceu com o tabu de nunca ter vencido uma partida na Copa feminina. São três empates e nove derrotas em doze jogos.
No outro jogo da chave, a África do Sul venceu a Itália por 3 a 2 e se classificou na segunda colocação. As sul-africanas serão adversárias da Holanda na próxima fase.
Como foi o jogo
Já classificada ao mata-mata, a Suécia foi a campo com "mistão". O técnico Peter Gerhardsson poupou algumas titulares e enviou um time bastante modificado para o último duelo da primeira fase.
Argentina começou melhor, mas diferença técnica era nítida. As sul-americanas tinham mais chutes contra a adversária, mas quando as suecas decidiram jogar, levaram muito mais perigo. Apesar disso, a posse de bola era similar.
Primeiro tempo terminou equilibrado, com poucas chances para os dois lados. Embora fosse favorita, a Suécia não conseguiu furar o bloqueio adversário. As argentinas, por sua vez, também não ofereciam perigo à meta da goleira Falk.
Confronto faltoso. Aconteceram muitas divididas duras entre as jogadoras, interrompendo o jogo em várias ocasiões. Em um dos embates, a argentina Bonsegundo se lesionou e, chorando, foi retirada de maca do gramado.
Ponto forte da Suécia entra em jogo. O placar foi aberto graças à jogada aérea, grande arma da seleção escandinava neste torneio. As principais jogadas da equipe surgiram através dos cruzamentos e bolas paradas. Depois, a vitória foi sacramentada com um gol de pênalti, após vacilo da defesa argentina.
Gols e lances importantes
Cobranças de falta perigosas. Primeira boa chance da Suécia veio com uma cobrança de Schough, que a goleira argentina segurou firme. Depois, foi a vez das sul-americanas arriscarem uma falta cruzada, mas Larroquette cabeceou para fora.
Perdeu. Schough teve boa oportunidade de abrir o placar, após receber cruzamento de Jakobsson. Sozinha, a meia-atacante não conseguiu cabecear na direção do gol.
Suécia na frente. Jakobsson recebe livre na direita e cruza para Blomqvist, que escora de cabeça para o fundo do gol.
Pênalti e 0x2. Chávez parou Blomqvist dentro da área e a árbitra assinalou a penalidade máxima. Rubensson foi para a cobrança e acertou chute preciso, sem chances para Correa.
Argentina quase diminui. Rodríguez se posiciona para fazer cruzamento pela esquerda, mas arrisca chute direto para o gol e quase engana a goleira Falk. Para a sorte das suecas, a bola bateu na trave e depois foi afastada pela zaga.