Atlético Nacional vence Racing e fica perto das quartas da Libertadores
Colaboração para o UOL, em São Paulo
03/08/2023 23h14
O Atlético Nacional venceu o Racing por 4 a 2 pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores na noite desta quinta-feira (3), no Atanasio Girardot, em Medellín, na Colômbia.
Zapata, Jefferson Duque e Cantera, duas vezes, marcaram para o Atlético Nacional. Piovi deixou dois na conta do Racing, ambos de pênalti.
Quem conquistar a vaga no jogo de volta enfrenta o vencedor do confronto entre Nacional x Boca Juniors nas quartas de final da competição.
Para chegar às quartas direto, o Racing precisa vencer por três ou mais gols de diferença. Caso marque dois, a vaga será decidida nos pênaltis.
As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira (10), às 21h (de Brasília), na Argentina. Antes disso, o Atlético Nacional tem compromisso pelo Campeonato Colombiano. Neste domingo (6), a equipe visita o Deportivo Cali, às 20h10 (de Brasília). Já o Racing terá pela frente somente a decisão na Libertadores.
Como foi o jogo
A primeira etapa foi morna, com poucas emoções, mas o primeiro gol do Atlético Nacional foi marcado aos 34 minutos. Após cobrança de falta, Piovi tentou afastar, mas acabou mandando para trás, e Zapata aproveitou para balançar a rede.
Já no segundo tempo, aos 16 minutos, Jefferson Duque ampliou o placar para o Atlético Nacional em ótimo contra-ataque que começou com lançamento de Jhon Duque para Moreno na direita, que cruzou rasteiro para o atacante finalizar na saída do goleiro Tagliamonte.
Ramírez desperdiçou duas oportunidades seguidas de gol para o Atlético Nacional, após vacilos de Sigali. Aos 37 minutos, Cantera marcou o terceiro gol do Atlético Nacional, de cabeça, em cobrança de escanteio aberto por Perea.
O Racing conseguiu diminuir o marcador aos 41 minutos, em pênalti cobrado por Piovi com uma pancada de canhota no canto esquerdo alto do gol, após Martínez ser derrubado dentro da área por Aguirre. Aos 48 minutos, a equipe marcou novamente de pênalti com Piovi, mas dessa vez devido a falta de Perea em Rojas em disputa pelo alto.
Aos 49 minutos, porém, Cantera marcou seu segundo gol no jogo e fechou o placar em 4 a 2 para o Atlético Nacional, após jogada que começou com corte parcial de Rojas e sobrou para o atacante finalizar de cavadinha na saída do goleiro Tagliamonte.