Flamengo bate Olimpia com gol de BH e larga na frente na Libertadores
O Flamengo venceu o Olimpia por 1 a 0, em jogo pegado no Maracanã, e ficou mais próximo das quartas de final da Libertadores.
Bruno Henrique marcou o único gol do jogo de ida das oitavas, aos três minutos do segundo tempo.
O Rubro-Negro tem a vantagem de avançar com um empate no Paraguai. Uma vitória do Olimpia por um gol de diferença levará a decisão para os pênaltis — quem avançar enfrenta nas quartas o vencedor do duelo entre Fluminense e Argentinos Juniors.
A partida de volta será disputada na quinta-feira da semana que vem (10), também às 21h (de Brasília), no estádio Defensores del Chaco. Antes disso, o Fla volta a campo no domingo (6) para visitar o Cuiabá, pela 18ª rodada do Brasileirão.
Como foi o jogo
O duelo já começou quente, e os ânimos ainda foram aumentando com o passar do relógio. Allan foi amarelado logo no segundo minuto de partida por uma entrada atrasada, de carrinho, e deu a tônica do que seria o clima da partida.
O Fla teve o controle absoluto das ações, mas sofreu para tentar se desvencilhar da armadilha defensiva do Olimpia. Totalmente recuado, o time paraguaio fez o que pôde para frear o ímpeto do Rubro-Negro e deixar a arbitragem sob pressão.
Os visitantes praticamente abdicaram do ataque, mas tiveram a principal chance da primeira etapa. González acertou a trave na primeira e única grande chance do Olimpia, que quase saiu em vantagem nos acréscimos após neutralizar o ataque flamenguista.
A dupla Gabigol e Bruno Henrique funcionou e resolveu logo após o intervalo. O camisa 10 deu a assistência para o companheiro marcar de cabeça e, assim, esfriar a pressão sobre o time da casa, que ficou mais tranquilo e seguiu buscando ampliar o placar.
Além da vantagem, o Flamengo emplacou 11 jogos de invencibilidade e conseguiu afastar a turbulência criada com o caso Pedro. O técnico Jorge Sampaoli, mantido no cargo após seu amigo pessoal e ex-preparador físico da equipe agredir o camisa 9, foi cumprimentado pelos jogadores na comemoração do gol.
Gol e destaques
Quase um golaço do Fla. Aos 21', Ayrton Lucas ficou com a sobra a poucos metros da área e arriscou. Ele levou muito perigo com o chute, mas a bola saiu por cima.
Jogada ensaiada. Aos 38', Bruno Henrique avançou pela esquerda e sofreu uma falta perto da área do Olimpia. Everton Ribeiro cobrou para a meia-lua, onde Gabigol apareceu e finalizou de primeira, mas a bola foi afastada.
Defesaça do goleiro do Olimpia. Aos 43', Wesley achou um passe de letra e ajeitou para Gerson pela direita, que bateu forte de canhota. A bola ainda desviou no caminho, mas Espínola conseguiu se esticar e espalmou para escanteio.
Travessão. Aos 45', Fernández cobrou escanteio e Ortiz escorou de cabeça para a pequena área. González apareceu à queima-roupa de Cunha, pegou de primeira no reflexo, mas carimbou o travessão.
1x0. Aos 3' do segundo tempo, Gabigol recebeu fora da área, levantou a cabeça e cruzou para a área. Bruno Henrique subiu sozinho e desviou de cabeça para inaugurar o placar.
Pedido de pênalti. Aos 5', Ortiz chutou de longe e a bola explodiu em David Luiz na área. Os jogadores do Olimpia ficaram pedindo toque no braço e o VAR foi acionado, mas não sugeriu a revisão da jogada e o árbitro manteve a marcação de escanteio.
Quase o segundo. Aos 21', Everton Ribeiro mandou um chuveirinho em nova cobrança ensaiada de falta. David Luiz se adiantou e testou firme, mas viu o goleiro do Olimpia espalmar mais uma vez.
Por pouco. Arrascaeta avançou com espaço e tocou no vão das pernas do marcador para Bruno Henrique. O camisa 27 bateu colocado, com capricho, mas acabou mandando para fora.
Olimpia ameaça. Aos 34', Quintana recebeu na direita, perto da linha de fundo, e fez um cruzamento que obrigou Cunha a espalmar a bola, que ainda bateu no travessão. Na sequência, os paraguaios mandaram uma bola para a área do Fla, Torres dominou e emendou um chute de primeira que balançou a rede pelo lado de fora.
Ficha técnica
Flamengo 1 x 0 Olimpia
Competição: Ida das oitavas de final da Libertadores
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 3 de agosto de 2023, às 21h
Árbitro: Dario Herrera (ARG)
Assistentes: Juan Belatti e Facundo Rodriguez (ARG)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)
Amarelos: Allan, Bruno Henrique, Torres, Fernández, Ortiz, e Salazar
Gol: Bruno Henrique, aos 3'/2ºT
Flamengo: Matheus Cunha; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Allan (Thiago Maia), Gerson, Everton Ribeiro (Victor Hugo) e Arrascaeta (Cebolinha); Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Jorge Sampaoli
Olimpia: Espínola; Silva (Salazar), Romaña, Gamarra e Zabala; Cardozo (Torres), Gómez (Martínez) e Ortiz; Torres, González (Montenegro) e Fernández (Quintana). Técnico: Francisco Arce.