O Arsenal conquistou hoje (6) o título da Supercopa da Inglaterra 2023 ao bater nos pênaltis o Manchester City após arrancar um empate por 1 a 1 nos acréscimos do segundo tempo, no estádio Wembley.
O que aconteceu
O jogo foi decidido nos pênaltis. Pelo Arsenal, Ödegaard, Trossard, Saka e Fábio Vieira marcaram. No Manchester City, Bernardo Silva fez e De Bruyne e Rodri perderam.
Palmer aos 31' e Trossard aos 55' do segundo tempo marcaram no tempo regulamentar.
O Arsenal conquistou seu 17º título do torneio, atrás apenas do United. O atual campeão da Premier League e também da Copa da Inglaterra permanece com 6.
Classificação e jogos
Chamou atenção a quantidade de amarelos. A arbitragem teve trabalho e distribuiu quatro cartões só no primeiro tempo, sobrando até para Mikel Arteta.
As equipes voltam a campo pela Premier League. O City volta a campo na próxima sexta (11) contra o Burnley, já no dia seguinte o Arsenal encara o Nottingham Forest.
Como foi o jogo
Equipes alternam ataques. Mesmo com o City dominando a posse de bola na primeira etapa, as equipes iniciaram alternando as tentativas de gols, sempre com contra-ataques rápidos, mas sem grandes chances.
Arsenal ameaça e City recua. O Arsenal começou a gostar do jogo só após os 20 minutos, quando passou a sobrepor as finalizações do rival. A equipe de Pep Guardiola, no entanto, perdeu domínio da posse de bola, passou a rodar no meio-campo e não conseguiu mais encontrar espaços.
Arsenal mais perigoso. Mesmo iniciando sem posse de bola, o Arsenal se mostrou mais perigoso com chances criadas principalmente pela direita, com Ben White fazendo dupla com Saka e atacando sempre pelas costas de Akanji.
Arteta põe mais ofensividade. Timber e Trossard entraram e deram mais opções pela lateral esquerda para apostar em invertidas de bola, mas a tática não deu certo a curto prazo e o jogo ficou travado no meio-campo.
Mudança dá certo. Guardiola coloca Palmer no segundo tempo no lugar de Halland para trabalhar com Rodri e Foden dando mais ofensividade ao meio-campo. A mudança resultou no gol do título.
Sentiu, mas recuperou. Arsenal sentiu o gol sofrido aos 31' do segundo tempo e a partir dai só deu City, mas bastou uma chance para a equipe voltar ao jogo.
Kovacic em campo
A partida marcou a estreia de Mateo Kovacic em jogo oficial pelo Manchester City. O croata ex-Chelsea é o único reforço contratado pelo time de Pep Guardiola.
Gols e lances importantes
Quase abre o placar. Rodri recebe do estreante Kovacic e finaliza na intermediária, mas a bola passa raspando o gol de Ramsdale na melhor chance da equipe que só saiu aos 13' do 1ºT.
Arsenal responde. Martinelli pega sobra de Havertz e finaliza, mas Stones aparece para salvar de peito, sem goleiro.
De novo. Saka cruza da direita para a esquerda, a bola encontra Havertz que finaliza e para em Ortega.
Boa tentativa. Aos 42' Rodri vê Ramsdale adiantado e arrisca de antes do meio de campo, mas a bola toca o lado superior de fora da rede.
No terceiro andar. No primeiro lance perigoso da segunda etapa, Stones aproveitou cobrança de escanteio e subiu lá no alto e cabeceou para defesa de Ramsdale.
Arsenal não para. Saka escora para Rice finalizar de longe e mandar por cima do gol de Ortega.
1 x 0. Foden passou para De Bruyne, que tocou para Palmer aparecer no meio e finalizar no ângulo de Ramsdale, abrir o placar da Supercopa e dar o título ao City.
1 x 1. Trossard recebeu a bola após cobrança de escanteio, cortou e finalizou para a bola desviar em Akanji e tirar o goleiro da jogada.
Ficha técnica
Arsenal 1 (4) x (1) 1 Manchester City
Competição: Supercopa da Inglaterra
Local: Wembley, Inglaterra
Data e hora: 6 de agosto de 2023, às 12h
Árbitro: Stuart Attwell
Assistentes: Tim Wood e Dan Robathan
VAR: Michael Salisbury
Amarelos: Mikel Arteta, Thomas Partey, Havertz, Gabriel Magalhães (ARS); Julián Álvarez (MAC)
Vermelho: Não teve
Gols: Palmer (MAC), aos 31' do 2º T; Trossard (ARS), aos 55' do 2T
Arsenal: Ramsdale, Ben White, Saliba, Gabriel Magalhães (Smith Rowe), Timber (Tierney), Rice (Nketiah), Thomas Partey, Ödegaard, Saka, Havertz (Fábio Vieira) e Gabriel Martinelli (Trossard). Técnico: Mikel Arteta
Manchester City: Ortega, Walker, Stones, Rúben Dias, Akanji, Rodri, Kovacic (De Bruyne), Bernardo Silva, Grealish (Foden), Julián Álvarez e Haaland (Palmer). Técnico: Pep Guardiola.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.