Copa 2023: Holanda vence África do Sul e enfrenta Espanha nas quartas
Em jogo animado na madrugada deste domingo (6), a Holanda venceu a África do Sul por 2 a 0, no Sydney Football Stadium, na Austrália, pelas oitavas de final da Copa do Mundo feminina.
Os gols foram marcados por Jill Roord e Beerensteyn.
Com o resultado, a Holanda se classificou para as quartas de final pela segunda vez consecutiva. A África do Sul, por sua vez, se despede após fazer história no torneio.
A adversária da Holanda nas quartas será a Espanha, que garantiu a vaga ontem após golear a Suíça por 5 a 1.
Classificação e jogos
A meia holandesa Jill Roord chegou ao seu 4º gol na competição e igualou a alemã Popp na vice-artilharia da Copa, atrás de Miyazawa - com cinco.
Como foi o jogo
Holanda abriu o placar, mas jogo estava lá e cá. A partida ficou movimentada depois do gol, embora a pressão maior fosse das holandesas inicialmente. O 1 a 0 feito no começo do primeiro tempo só fez o jogo abrir mais e, ao contrário do esperado, nada parecia decidido até então.
Kgatlana fez ótimo jogo, mas esbarrou em chances perdidas. A capitã da África do Sul exigiu bastante da goleira Van Domselaar e teve pelo menos quatro boas oportunidades de empatar o jogo.
Seleção holandesa voltou do intervalo tentando manter o resultado. Depois de sofrer bastante com os avanços da África do Sul, a equipe de Jonker optou por segurar mais a bola e ter mais tranquilidade na segunda etapa. A Holanda quase chegou ao segundo gol aos 10 minutos, mas foi anulado pelo VAR.
Goleiras decidem vitória holandesa. Se de um lado, Van Domselaar salvou a Holanda com defesaças, a sul-africana Swart teve uma falha feia no segundo gol da Laranja Mecânica e praticamente afastou as chances de classificação da sua seleção.
Gols e lances importantes
Holanda saiu na frente. Aos 9 minutos, Martens subiu em escanteio e cabeceou bem, mas Ramalepe afastou em cima da linha e acabou "passando" para Roord, que apenas empurrou debaixo das traves.
Defesaça de Swart. Van de Donk fez boa finta de corpo para escapar da marcação e finalizou, na grande área, mas a goleira sul-africana salvou.
Resposta de Kgatlana. A referência da equipe sul-africana levou perigo à meta holandesa em boa finalização, defendida por Van Domselaar.
Lá vem ela de novo! Pôde se considerar dois gols perdidos da camisa 11. Em lances distintos, mas executados de maneira semelhante, ela saiu cara a cara com Van Domselaar, mas bateu em cima da goleira.
Newsletter
OLHAR OLÍMPICO
Resumo dos resultados dos atletas brasileiros de olho em Los Angeles 2028 e os bastidores do esporte. Toda segunda.
Quero receberGol anulado. Pelova, da Holanda, recebeu em posição de impedimento na grande área, antes de tocar para Martens estufar as redes. O tento chegou a ser validado, mas foi cancelado após revisão do VAR.
Holanda ampliou em frango de Swart. Beerensteyn recebeu em velocidade pela esquerda e arriscou chute relativamente fraco de fora da área. A goleira adversária não conseguiu encaixar e a bola morreu no fundo das redes.
Mais um gol anulado. Desta vez, foi a bandeirinha que assinalou impedimento de Beerensteyn. A atacante foi lançada em profundidade, driblou Swart e finalizou. Seria o terceiro gol holandês.
Van Domselaar novamente. Kgatlana arriscou finalização de fora da área e contou com desvio da zaga, mas a goleira holandesa esteve atenta e espalmou para fora.
FICHA TÉCNICA
Holanda 2 x 0 África do Sul
Competição: Oitavas de final da Copa do Mundo feminina
Data: 5 de agosto de 2023, às 23h (de Brasília)
Local: Sydney Football Stadium - Sydney, Austrália
Público: 40.233
Árbitra: Yoshimi Yamashita (JAP)
Cartões amarelos: Van de Donk (Holanda)
Gols: Roord (aos 9 minutos do primeiro tempo) e Beerensteyn (aos 22 minutos do segundo tempo)
HOLANDA: Van Domselaar; Spitse, Van der Gragt e Janssen; Pelova (Wilms), Groenen, Brugts (Casparij), Roord (Snoeijs) e Van de Donk (Egurrola); Beerensteyn e Martens (Baijings). Técnico: Andries Jonker
ÁFRICA DO SUL: Swart; Ramalepe, Mbane (Makhubela), Matlou e Dhlamini; Magaia (Cesane), Gamede e Motlhalo (Kgadiete); Biyana, Seoposenwe (Shongwe) e Kgatlana. Técnica: Desiree Ellis
Deixe seu comentário