Copa 2023: Por que Cristiane não foi convocada por Pia Sundhage
A atacante Cristiane acompanhou o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo feminina a distância, e acredita que a sua personalidade forte por tê-la afastado da amarelinha.
O que aconteceu
A jogadora de 38 anos afirmou ao Trivela que o seu estilo contrasta com a "passividade" da atual comissão técnica do Brasil, e que isso pode ser o motivo de sua ausência na lista de Pia.
Mesmo assim, ela negou, em entrevista à Globo, qualquer atrito com a CBF ou com a atual técnica: "Não tive nenhum atrito interno com a CBF ou qualquer diretor que seja. E com a Pia, eu sinceramente eu não sei. Juro que eu gostaria de saber o motivo [de não ter sido convocada]".
Cristiane não veste a amarelinha desde 2021, quando disputou a SheBelieves Cup.
Classificação e jogos
Ela é a segunda maior artilheira da história da seleção brasileira, com 96 gols. Na Copa de 2019, marcou quatro, com direito a hat-trick conta a Jamaica.
É a goleadora do Santos nesta temporada, com 11 gols em 21 jogos.
A passividade, principalmente a que a comissão técnica teve na beira do campo. Isso me irritou muito num nível, sabe? É por isso que eu não estava lá, porque a minha reação não ia ser aquela. Se eu estivesse lá, o pau ia torar no vestiário. Eu não sou assim, essa pessoa passiva, de só aceitar que está saindo fora da maior competição que existe no planeta de boa. Eu estou muito brava. Cristiane, em entrevista para a Trivela
Renovação pesa contra Cristiane
Pia Sundhage comandou uma renovação na seleção brasileira, tanto que 11 nomes da lista disputaram sua primeira Copa do Mundo.
E o discurso será o mesmo caso a sueca permaneça no comando do Brasil. O desempenho ruim no Mundial ameaça a sequência da sueca, que tem contrato até o meio de 2024.
Pia já avisou que até Marta terá dificuldades para seguir sendo convocada: "A Marta tem tanta experiência e também está muito treinada. Agora, daqui para frente, enquanto eu estiver à frente [da seleção], vamos trabalhar para encontrar novas jogadoras. Vai ficar cada vez mais difícil para a Marta continuar na seleção".
Números de Cristiane
Maior artilheira da história em Olimpíadas, entre homens e mulheres, com 14 gols
Duas medalhas de pratas olímpicas (Atenas 2004 e Pequim 2008)
Vice-campeã mundial em 2007
Newsletter
OLHAR OLÍMPICO
Resumo dos resultados dos atletas brasileiros de olho em Los Angeles 2028 e os bastidores do esporte. Toda segunda.
Quero receberSegunda maior artilheira da história da seleção brasileira, com 96 gols
Deixe seu comentário