Por que árbitro mudou lado das cobranças de pênalti em Inter x River?
A dramática vitória do Inter sobre o River Plate, pelas oitavas de final da Libertadores, contou com diferentes momentos de emoção, mas uma atitude do árbitro Andrés Matonte chamou a atenção dos torcedores.
O que aconteceu
O juiz mudou o lado das cobranças de pênaltis durante a disputa entre brasileiros e argentinos.
Matonte tomou a iniciativa diante da deterioração da marca da cal do gol localizado à esquerda das cabines, onde o embate acontecia. Os buracos no gramado aumentavam a cada finalização.
Ele tomou a iniciativa após o chute de Igor Gomes, que decretou o 8 a 8 no placar. Pouco antes da batida, Solari, do River, teve um gol anulado justamente por ter escorregado — fato que gerou dois toques na cobrança.
A mudança é prevista nas regras, já que é o árbitro de campo o responsável por definir o lado onde as disputas acontecem e tem a prerrogativa de intervir. Antes, ele avisou os dois capitães, que concordaram com a iniciativa.
A medida de Matonte deu sorte ao Inter, já que Rojas, que "estreou" o novo local de disputa, desperdiçou sua cobrança. O goleiro Rochet, na batida seguinte, definiu os gaúchos nas quartas de final da Libertadores.