Rival do Palmeiras nas quartas, Deportivo Pereira vive ascensão na Colômbia

Enquanto a equipe alviverde chega entre os oito melhores da Libertadores pelo sexto ano seguido, os colombianos atingem mais um grande feito em sua história recente, estreando na competição continental.

O que aconteceu

Fundado em 1944, o Deportivo Pereira garantiu vaga na Copa Libertadores 2023 com o título colombiano - do Clausura - no ano passado. Foi a primeira conquista da equipe, após 72 participações na primeira divisão nacional. A melhor campanha antes havia sido o terceiro lugar - que veio pela primeira vez em 1952 e se repetiu em outras ocasiões.

O time tem crescido no cenário do futebol colombiano nos últimos anos. Rebaixada em 2011, a equipe voltou a disputar a primeira divisão nacional apenas em 2019. Em 2021, foi vice-campeã da Copa Colômbia. No mesmo ano, caiu no quadrangular semifinal do Clausura.

O grande rival do Deportivo Pereira é o Once Caldas. Isso porque Pereira, cidade de aproximadamente 450 mil habitantes, fica a 51 km de Manizales, sede do campeão da Copa Libertadores 2004.

Em Pereira, fica o Estádio Hernán Ramírez Villegas, com capacidade para pouco mais de 30 mil pessoas, a 1,4 mil metros do nível do mar - altitude parecida com a de Medellín. Em casa, os aurirrojos - apelidados assim em alusão às cores vermelha e amarela - ainda não perderam na Libertadores: um empate e três vitórias - incluindo uma sobre o Boca Juniors.

Além de mostrar o próprio crescimento, o feito do Deportivo Pereira é importante para o futebol colombiano, que não alcança as quartas de final da Copa Libertadores desde 2016 - ano em que o Atlético Nacional não só ficou entre os oito melhores, como foi campeão do torneio. O Atlético Nacional pode voltar às quartas de final hoje (10), se avançar no confronto com o Racing (ARG).

Para chegar às oitavas, o Deportivo Pereira deixou o tradicional Colo-Colo (CHI) pelo caminho. No Grupo F, a equipe colombiana ficou em segundo lugar, atrás do Boca Juniors (ARG). A chave ainda tinha o Monagas.

A vaga para as quartas de final veio de forma dramática. Após vencer o Independiente Del Valle (EQU) por 1 a 0 na ida, na Colômbia, os aurirrojos saíram atrás fora de casa, mas buscaram a igualdade no segundo tempo. Aos 42 minutos da etapa final, Hoyos ainda perdeu um pênalti para os equatorianos.

O técnico do time tem apenas 41 anos. Alejandro Restrepo não foi jogador de futebol e comandou equipes em divisões de base antes de assumir o Atlético Nacional - onde ganhou uma Copa da Colômbia sobre o próprio Deportivo Pereira. Na equipe aurirroja, o treinador faz seu segundo trabalho.

Continua após a publicidade

Depois do título colombiano no Clausura, o Deportivo Pereira fez uma campanha regular no Apertura em 2023, terminando em 12º, fora da fase final.

O Deportivo Pereira enfrenta o Palmeiras nos dias 23 e 30 de agosto. O primeiro jogo é em Pereira, e a volta, no Allianz Parque, em São Paulo.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.