Haaland decide, e City estreia no Inglês com vitória; De Bruyne se machuca
Do UOL, em São Paulo
11/08/2023 18h01
O Manchester City venceu o Burnley por 3 a 0, em Turf Moor, na partida que abriu o Campeonato Inglês 2023/24.
Erling Haaland (duas vezes) e Rodri marcaram os gols do City. O centroavante deixou sua marca aos 4 e aos 36 minutos do primeiro tempo. O volante fechou a conta aos 30 da etapa final.
Kevin De Bruyne se lesionou. O belga do Manchester City aparentou sentir dores nas pernas e pediu para deixar o campo ainda no primeiro tempo.
O City joga novamente na próxima quarta-feira (16), contra o Sevilla, pela Supercopa da Uefa. O compromisso seguinte pelo Campeonato Inglês será no sábado (19), diante do Newcastle. Já o Burnley só volta a campo no dia 27, quando recebe o Aston Villa, pois a partida contra o Luton Town foi adiada devido a reformas no estádio do rival.
Como foi o jogo
O City não amassou, mas controlou o primeiro tempo. O gol de Haaland no início da partida deu ainda mais tranquilidade à equipe de Guardiola para trabalhar com longas posses de bola. O Burnley se dedicou na marcação, incomodando a saída adversária e se postando rapidamente na defesa. Os Citizens tiveram 76% de posse de bola na etapa inicial.
Haaland mostrou que segue no mesmo ritmo da temporada passada. O atacante precisou de nove toques durante toda a primeira etapa para decidir o jogo. As duas finalizações do norueguês terminaram em bola na rede.
O City seguiu soberano na etapa final. O Burnley tentou aumentar a pressão na saída de bola, mas os jogadores na retaguarda adversária trocaram passes com tranquilidade. Ederson não foi forçado a fazer defesas no segundo tempo. O time de Guardiola fechou a conta com Rodri.
Lances importantes
0x1, Haaland aos 4' do 1ºT: O primeiro gol do Campeonato Inglês tinha que ser do seu atual artilheiro. O City trocou passes em jogada curta de escanteio e De Bruyne jogou na área. Rodri escorou de cabeça para o camisa 9, que finalizou de primeira.
De Bruyne sentiu: O belga recebeu tratamento especial durante toda a pré-temporada, mas ficou apenas 24 minutos na sua primeira partida como titular desde junho. O meia levou as mãos às pernas e pediu substituição. Kovacic entrou em seu lugar.
Vacilo do City: Rico Lewis errou em recuo aos 27 minutos. Amdouni estava ligado, roubou a bola e passou por Akanji. Mas Rodri também estava atento e impediu finalização cara a cara com Ederson.
0x2, Haaland aos 36' do 1ºT: Grande jogada coletiva do Manchester City. Rodri, Kovacic, Foden, Walker e Álvarez executaram jogada com velocidade: "domina-e-toca", "domina-e-toca". A bola chegou a Haaland, que ajeitou e finalizou no ângulo, tocando no travessão antes de entrar.
Ira de Guardiola: Haaland reclamou com Bernardo Silva por não receber passe no último lance do primeiro tempo. O comportamento irritou o treinador do City, que deu bronca no camisa 9 e afastou o cinegrafista que registrava a discussão.
0x3, Rodri aos 30' do 2ºT: As chegadas do City na etapa final foram especialmente na bola parada, e assim o time ampliou. Foden cobrou falta na área e Aké disputou com a defesa do Burnley. A bola sobrou para Rodri, que aproveitou a chance e chutou com força.
Estreia de Gvardiol: O segundo zagueiro mais caro da história, contratado por 77 milhões de libras (R$ 479 milhões), entrou aos 34 minutos do segundo tempo no lugar de Rico Lewis. Guardiola aproveitou a sequência de alterações para dar descanso ao homem do jogo, Erling Haaland.
Quase mais um: Álvarez teve algumas oportunidades de contra-ataque, a mais clara aos 40 da etapa final. O argentino recebeu bom passe de Foden e finalizou com força, mas sem muita direção. Trafford defendeu.
Expulsão no Burnley: O time da casa ficou com um jogador a menos nos acréscimos. Zaraoury acertou carrinho por trás em Walker, acertando as travas da chuteira na panturrilha do adversário. O árbitro Craig Pawson inicialmente deu cartão amarelo, mas mudou de opinião após revisão no VAR.
Fica técnica
BURNLEY 0x3 MANCHESTER CITY
Data: 11 de agosto de 2023, às 16h (de Brasília)
Local: Turf Moor, em Burnley, Reino Unido
Árbitro: Craig Pawson
Cartão vermelho: Zaraoury
Gols: Haaland aos 4' e aos 36' do 1ºT, e Rodri aos 30' do 2ºT (Manchester City)
Burnley: Trafford; Roberts, Al-Dakhil, O'Shea, Beyer (Benson) e Vitinho; Berge (Brownhill), Cullen, Koleosho (Larsen) e Foster; Amdouni (Zaraoury). Técnico: Vincent Kompany
Manchester City: Ederson; Walker (McAtee), Akanji, Aké (Laporte) e Rico Lewis (Gvardiol); Rodri, De Bruyne (Kovacic) e Julián Álvarez; Bernardo Silva, Haaland (Palmer) e Foden. Técnico: Pep Guardiola