Estreia do Campeonato Saudita tem brilho de Firmino e golaço de ex-Grêmio
Do UOL, em São Paulo
11/08/2023 17h01
Os quatro gols da abertura da nova temporada do Campeonato Saudita, entre Al-Ahli e Al-Hazem, foram marcados por brasileiros.
Roberto Firmino fez um hat-trick na vitória do Al-Ahli por 3 a 1 — ele ainda teve um tento anulado por impedimento. Em sua estreia no futebol saudita, com direito a faixa de capitão e camisa 10, o ex-Liverpool balançou a rede aos 6 e aos 9 minutos do primeiro tempo.
Vina, com passagens por Grêmio e Ceará, descontou para o Al-Hazem. Ele aproveitou um vacilo do goleiro Mendy para anotar um golaço por cobertura.
O duelo teve casa cheia e festa da torcida no Estádio Príncipe Abdullah al-Falsal. Com bandeirão de Firmino e show de sinalizadores na arquibancada, os torcedores deram a tônica do confronto desde antes do apito inicial. O confronto foi transmitido ao vivo pelo Bandsports, na TV fechada, e pelo canal Goat, no YouTube.
Foi o primeiro jogo do Sauditão na nova era dos investimentos milionários. Impulsionados pela contratação de Cristiano Ronaldo pelo Al-Nasrr no início do ano, os clubes da Arábia Saudita abriram os cofres e seduziram atletas de outros continentes para a nova temporada — o atual campeão Al-Ittihad, por exemplo, assinou com Benzema, último Bola de Ouro.
A partida contou com diversos reforços vindos da Europa em campo — todos representando o Al-Ahli. Além de Firmino, os atacantes Mahrez (ex-City) e Saint-Maximin (ex-Newcastle), o meio-campista Franck Kessié (ex-Barça), o zagueiro Ibañez (ex-Roma) e o goleiro Mendy (ex-Chelsea) foram titulares do time mandante. O meia Vina, ex-Ceará e Grêmio, foi a principal atração do outro lado.
Veja os gols e destaques
1x0. Aos 6 minutos de jogo, o Al-Ahli chegou ao ataque pela direita e Firmino inaugurou o placar ao completar, de cabeça, um cruzamento.
2x0. Aos 9', Saint-Maximin avançou na intermediária e abriu na direita para Mahez, que bateu cruzado. Firmino apareceu livre no segundo pau e empurrou para o gol.
Ibanez complica Mendy. Aos 12', o zagueiro brasileiro recuou muito forte para Mendy, que dominou mal e quase entregou. Porém, o atacante adversário se jogou na dividida e foi amarelado por simulação.
2x1. Aos 4' do segundo tempo, Mendy afastou errado após recuo e mandou no pé de Vina. O brasileiro dominou e deu um tapa por cobertura para descontar.
Gol de Firmino anulado. Firmino foi lançado na área, amorteceu com a direita e bateu com a esquerda, mas o bandeirinha assinalou posição de impedimento.
3x1. Aos 26', Saint-Maximin foi lançado em velocidade pela esquerda e esperou Firmino infiltrar na área para cruzar. O atacante brasileiro chutou no goleiro, mas ficou com o rebote e marcou seu hat-trick.