Topo

Copa: Joia decide na prorrogação, Espanha vence a Holanda e vai à semifinal

Salma Paralluelo celebra seu gol marcado pela Espanha contra a Holanda nas quartas da Copa feminina Imagem: Lars Baron/Getty Images

Nicholas Ornelas Barbosa

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

11/08/2023 00h47Atualizada em 12/08/2023 02h50

Classificação e Jogos

Em jogo emocionante decidido apenas na prorrogação, a Espanha venceu a Holanda por 2 a 1, no Wellington Regional, na Nova Zelândia, pelas quartas de final da Copa do Mundo feminina.

Os gols da Espanha foram marcados por Mariona Caldentey e Salma Paralluelo. Van der Gragt anotou para a Holanda.

A jovem Paralluelo, atacante de 19 anos, garantiu classificação da Fúria. A ponta-esquerda do Barcelona, tida como uma das grandes promessas do futebol, fez o gol decisivo aos 5 minutos do segundo tempo da prorrogação.

A primeira classificada para as semis da Copa está definida. A Espanha enfrenta a Suécia, que eliminou o Japão em vitória por 2 a 1.

A Espanha segue construindo uma grande história no torneio e chega em sua primeira semifinal. As espanholas nunca tinham passado nem mesmo para as quartas de final antes.

Como foi o jogo?

Equilíbrio com inclinação à Espanha. A Holanda mostrou intensidade para segurar a Espanha, que, por outro lado, ficava mais com a posse da bola e acionava o ataque com rapidez.

Espanha gostou do jogo e botou pressão. Gol anulado, bola na trave e chegadas cada vez mais intensas. A goleira holandesa Van Domselaar passou a trabalhar muito a partir da metade da etapa inicial, enquanto sua equipe seguia apostando nos contra-ataques.

Lance polêmico para a Holanda. Aos 18 do segundo tempo, Beerensteyn recebeu lançamento, invadiu a área e foi derrubada por Paredes. A árbitra Frappart marcou penal e deu amarelo para a espanhola, mas anulou suas decisões após consultar o VAR.

Pênalti em momento chave. Faltando dez minutos para acabar o jogo, em um lance repentino, a zagueira Van der Gragt acabou impedindo um cruzamento com a mão dentro da área. A árbitra consultou o VAR e, sem muita discussão, deu o pênalti que rendeu o primeiro gol da Espanha.

Reviravolta: Van der Gragt vai de vilã à heroína. A zagueira holandesa se redimiu do pênalti cometido, deu uma de atacante e igualou a partida nos acréscimos da segunda etapa.

Van der Gragt comemora gol da Holanda contra a Espanha nas quartas da Copa feminina Imagem: Catherine Ivill/Getty Images

Vontade de sobra e seleções voltam a equilibrar na prorrogação. Com todas as atletas dispostas, correndo, cada equipe tinha sua estratégia bem definida: a Holanda se defendeu e apostou em uma bola, enquanto a Espanha atacou e tentou definir o jogo.

Quem não faz, toma. O último tempo da prorrogação começou com mais ímpeto da Holanda, que esbarrou em chances perdidas por Beerensteyn. Já a Espanha foi eficiente e converteu o gol decisivo com a jovem Paralluelo.

Gols e melhores momentos

Incrível: duas vezes na mesma trave. Redondo recebeu cruzamento e cabeceou firme, mas Domselaar desviou e a bola foi na trave. A camisa 17 tentou aproveitar o rebote e acertou o poste de novo.

Gol anulado da Espanha. Aos 37 do primeiro tempo, Caldentey fez cruzamento longo para a pequena área e Alba Redondo chegou finalizando, mas a bola foi para o lado e caiu no pé de Esther González, que estava em posição de impedimento quando mandou para as redes.

Relâmpago. Com apenas 15 segundos de segundo tempo, González chutou colocado de fora da área e mandou à esquerda do gol, assustando a torcida holandesa.

Pênalti e gol da Espanha. Aos 36 minutos do segundo tempo, a Espanha teve um pênalti após toque de mão de Van der Gragt. A atacante Caldentey foi para a cobrança e abriu o placar para a Espanha.

Quase o segundo - e seria de placa. Pouco tempo depois de inaugurar o marcador, Abelleira tentou surpreender e arriscou um chute do meio de campo, mas Domselaar deu um tapa na bola e mandou para escanteio.

Empate da Holanda no apagar das luzes. Aos 47 do segundo tempo, Van der Gragt invadiu a área como elemento surpresa e encheu o pé no canto, sem chances para Coll.

Seria a virada para consolidar grande atuação. Sozinha, Beerensteyn escapou da marcação e partiu em velocidade. A camisa 7 entrou na área, mas chutou cruzado à esquerda do gol. No lance seguinte, a camisa 11 ficou na cara de Coll, mas isolou a bola.

Banho de água gelada na Holanda e Espanha na frente de novo. Paralluelo fez boa jogada individual e bateu cruzado. A bola ainda carimbou a trave antes de entrar no fundo das redes.

Jogadoras da Espanha celebram gol decisivo contra a Holanda na Copa feminina Imagem: Catherine Ivill/Getty Images

FICHA TÉCNICA

Espanha 2 x 1 Holanda

Competição: Quartas de final da Copa do Mundo feminina

Data: 10 de agosto de 2023, às 22h (de Brasília)

Local: Wellington Regional Stadium - Wellington, Nova Zelândia

Público: 32.021

Árbitra: Stéphanie Frappart (FRA)

Cartões amarelos: Oihane Hernández (Espanha); Egurrola (Holanda)

Gols: Caldentey (aos 36 minutos do segundo tempo), Van der Gragt (aos 47 minutos do segundo tempo) e Paralluelo (aos 5 minutos do segundo tempo da prorrogação)

ESPANHA: Coll; Oihane Hernández (Carmona), Paredes, Codina (Andrés) e Batlle; Abelleira, Bonmati (I. Guerrero) e Hermoso; Alba Redondo (Paralluelo), Caldentey (Putellas) e Esther González (E. Navarro). Técnico: Jorge Vilda

HOLANDA: Van Domselaar; Spitse (Snoeijs), Van der Gragt (Casparij) e Janssen; Pelova, Groenen, Roord (Wilms), Brugts (Nouwen) e Egurrola (Dijkstra); Beerensteyn e Martens. Técnico: Andries Jonker

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Copa: Joia decide na prorrogação, Espanha vence a Holanda e vai à semifinal - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Copa do Mundo Feminina 2023