Promessa inglesa tem irmãos trigêmeos e já garantiu título europeu
Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)
11/08/2023 18h00
Classificação e Jogos
A atacante Chloe Kelly foi a grande heroína da classificação da Inglaterra às quartas de final da Copa do Mundo feminina. Foi cobrança certeira que garantiu a vitória sobre a Nigéria na decisão de pênaltis.
Tem estrela e já decidiu título
Chloe Maggie Kelly, nascida em 15 de janeiro de 1998, é uma jogadora do Manchester City e da seleção da Inglaterra. Sua jornada no futebol é marcada por grandes momentos.
A atacante de 25 anos foi a autora do gol que deu o título da Eurocopa de 2022 para a Inglaterra na final contra a Alemanha.
Kelly mostrou que tem estrela e saiu do banco para decidir a partida contra a Alemanha, no segundo tempo da prorrogação. O resultado foi 2 x 1 para as inglesas.
Ela comemorou com bastante emoção, tirando e balançando sua camisa no ar. O gesto foi bastante elogiado pelas jogadoras e quebrou paradigmas no futebol feminino, visto que esta celebração acontece geralmente no futebol masculino.
A promessa inglesa começou sua carreira em 2015, revelada pelo Arsenal. Foi emprestada ao Everton no ano seguinte e, depois, comprada em definitivo pela equipe, permanecendo lá por quatro temporadas.
Em 2020, Chloe Kelly acertou com o Manchester City e, hoje, é uma das destaques do Campeonato Inglês. Soma 20 gols e 27 assistências em 67 partidas pelos Citizens.
Kelly também participou de todas as seleções de base da Inglaterra, antes de ser convocada para a principal pela primeira vez em 2018. De lá para cá, ela foi ganhando espaço e hoje é uma das titulares do time.
A atacante teve uma séria lesão de ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho em junho de 2021 e chegou a ficar parada por quase um ano.
Vida pessoal e início
A família de Chloe Kelly teve um papel importante em sua carreira.
Kelly cresceu com cinco irmãos mais velhos, três deles trigêmeos. Todos nasceram e foram criados em Hanwell, um distrito no oeste de Londres.
Desde muito jovem, ela jogava bola com seus irmãos e compartilhava a paixão pelo futebol - herança esta de seu pai, fanático pelo esporte.
Os pais e irmãos apostaram no talento de Kelly e a incentivaram bastante no começo da trajetória. O apoio deles motivou a atleta a disputar campeonatos locais.
Seus primeiros testes foram feitos no Queens Park Rangers. Por lá ganhou destaque e foi chamada para integrar as categorias de base do Arsenal.
Já nos Gunners, Kelly revelou que viajava quatro horas (duas na ida e duas na volta) para participar dos treinamentos no início de sua carreira. E o resto é história.