Copa 2023: Austrália elimina França após drama em 20 cobranças de pênaltis

Foi sofrido, mas a Austrália venceu a França nos pênaltis, hoje (12), pelas quartas de final da Copa do Mundo feminina, no estádio de Suncorp, em Brisbane.

A vitória foi definida somente após 20 cobranças de pênalti. A partida ficou empatada sem gols no tempo normal.

A goleira Arnold foi a grande heroína da classificação australiana ao defender três cobranças da França. A camisa 18 chegou a desperdiçar sua batida, mas se redimiu depois.

A Austrália enfrentará a Inglaterra na semifinal. As britânicas venceram a Colômbia por 2 a 1.

Com o resultado, as mandantes fazem sua melhor campanha da história na Copa e quebram um tabu em relação às anfitriãs que não avançavam para as semis.

Como foi o jogo

Casa cheia. Como tem sido recorrente neste Mundial, as anfitriãs contaram com bastante apoio da torcida e quase 50 mil pessoas acompanharam o duelo em Brisbane.

Gols perdidos de cada lado mantiveram placar zerado no primeiro tempo. A França começou controlando mais o jogo e perdeu a chance de abrir o placar com Lakrar, aos 11 minutos. Austrália cresceu no final da primeira etapa e também teve ótima oportunidade, mas Fowler parou em carrinho salvador de De Almeida.

Sam Kerr começou na reserva, mas entrou incendiando a partida. O técnico Tony Gustavsson seguiu com sua principal jogadora no banco, entrando somente no início do segundo tempo. A atacante criou vários lances de perigo quando substituiu Van Egmond.

Continua após a publicidade

Austrália pressionou mais na etapa final, mas jogo seguiu disputado e empate por 0 x 0 gerou tempo extra. Poucas finalizações perigosas, mas as mandantes estiveram mais perto de abrir o placar, sobretudo após entrada de Kerr.

Pênaltis da França: Diani, Renard, Le Sommer, Geyoro, Karchaoui e Lakrar acertaram. Bacha, Périsset, Dali e Bécho erraram.

Pênaltis da Austrália: Foord, Kerr, Fowler, Gorry, Yallop, Carpenter e Vine acertaram. Catley, Arnold e Hunt erraram.

Sam Kerr, da Austrália, em ação contra a França pelas quartas da Copa feminina
Sam Kerr, da Austrália, em ação contra a França pelas quartas da Copa feminina Imagem: Elsa - FIFA/FIFA via Getty Images

Gols e melhores momentos

Gol incrível perdido. Lakral teve ótima oportunidade de abrir o placar para a França, ao receber a bola na pequena área após cobrança de escanteio. A zagueira acabou finalizando por cima do gol.

Continua após a publicidade

Salvou em cima da linha. A defesa francesa se atrapalhou e a bola sobrou para Egmond, que achou Fowler sozinha na grande área. A atacante australiana chutou, mas De Almeida se jogou na bola e evitou o gol.

Erro duplo. A goleira Peyraud-Magnin saiu jogando errado e a bola caiu no pé de Fowler, que acabou enrolando demais e chutou em cima da marcação.

Duas vezes Peyraud-Magnin. Sam Kerr fez boa jogada na esquerda e virou o jogo para Raso, que arriscou de fora da área para boa ponte da goleira francesa. A camisa 16 também defendeu com o pé uma bomba de Fowler, no lance seguinte.

França teve gol anulado. Pressionada por Renard, a zagueira Kennedy tentou afastar um cruzamento de cabeça e mandou para o próprio gol. No entanto, a árbitra Carvajal deu falta no lance.

Arnold buscou no ângulo. No segundo tempo da prorrogação, Bécho finalizou da entrada da área e exigiu boa defesa de mão trocada da goleira australiana.

FICHA TÉCNICA

Austrália 0 (7) x (6) 0 França

Competição: Quartas de final da Copa do Mundo feminina

Continua após a publicidade

Data: 12 de agosto de 2023, às 4h (de Brasília)

Local: Suncorp Stadium - Brisbane, Austrália

Público: 49.461

Árbitra: Maria Carvajal (CHI)

Cartões amarelos: Gorry (Austrália)

AUSTRÁLIA: Arnold; Carpenter, Hunt, Kennedy e Catley; Gorry, Cooney-Cross (Yallop), Raso (Vine) e Foord; Van Egmond (Sam Kerr) e Fowler. Técnico: Tony Gustavsson

Continua após a publicidade

FRANÇA: Peyraud-Magnin (Durand); Elisa De Almeida (Périsset), Lakrar, Renard e Karchaoui; Toletti (Bécho), Geyoro, Dali e Bacha; Le Sommer e Diani. Técnico: Hervé Renard

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.