Botafogo supera frango do goleiro, vira sobre o Inter e abre 16 de vantagem
Colaboração para o UOL, em São Paulo
12/08/2023 23h03Atualizada em 13/08/2023 00h25
O Botafogo venceu o Inter hoje (12), por 3 a 1, de virada, no Nilton Santos, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro e se isolou ainda mais na liderança da competição.
Com a vitória, o Botafogo abriu 16 pontos de vantagem sobre o Flamengo, segundo colocado, que ainda joga na rodada.
O triunfo ainda fez o time carioca alcançar a melhor campanha do primeiro turno na história dos pontos corridos. O Botafogo chegou a 47 pontos, mesma pontuação do Corinthians de 2017, mas leva vantagem no número de vitórias (15 contra 14).
Maurício, aos 17 minutos do primeiro tempo, abriu o placar para o Inter. Os gols do Botafogo saíram no segundo tempo com Victor Sá, aos 9 minutos, Nico, contra, aos 12, e Luis Henrique, aos 27.
Com a derrota, o Inter fica na 12ª colocação do Brasileirão com 24 pontos.
O Botafogo volta a campo no sábado (19), quando enfrenta o São Paulo, no Morumbi, às 16h (de Brasília), pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Por outro lado, o Inter retorna aos gramados apenas na próxima segunda-feira (21), às 20h, para receber o Fortaleza, no Beira-Rio, também pela rodada que abre o segundo turno do Brasileirão..
Como foi o jogo
A partida começou equilibrada com uma intensidade muito alta. O Inter marcou o Botafogo em cima, tentando dificultar a saída de bola do time carioca e sendo objetivo nos seus ataques, mas o Glorioso conseguia explorar a velocidade com bolas longas pelas laterais para atacar.
O jogo seguiu em um ritmo muito intenso e o Inter foi efetivo para abrir o placar. O Colorado saiu na frente após falha de Lucas Perri e não abaixou o ritmo após o gol. Por outro lado, o Botafogo seguiu atacando pelas laterais, mas pecou nas finalizações.
O Botafogo terminou o primeiro tempo superior ao Inter. O Colorado sentiu o ritmo forte do início da partida e demonstrou certo cansaço após os 30 minutos. O time de Bruno Lage criou boas chances para empatar o jogo, mas esbarrou em uma grande atuação de Rochet.
O Botafogo começou o segundo tempo sem deixar o Inter respirar. O time carioca encurralou os gaúchos no campo de defesa e com muita velocidade pelas laterais virou a partida em apenas 12 minutos.
O Botafogo continuou melhor que o Inter durante todo o segundo tempo. Coudet mexeu no Colorado colocando mais um zagueiro, mas ainda assim não conseguiu parar o ataque do Botafogo, que estava com um jogo muito intenso pelas laterais.
Lances de destaque
Início agitado: Logo aos cinco minutos de jogo, Eduardo deu belo passe para Lucas Fernandes que, dentro da área, finalizou com força para bela defesa de Rochet.
Passou perto: O Inter armou um contra-ataque rápido e Enner Valencia foi acionado em profundidade. O equatoriano chegou na entrada da área, bateu cruzado, mas a bola passou raspando a trave de Lucas Perri.
Que falha: Aos 17 minutos, Maurício bateu com força da entrada da área, Perri largou, ficou procurando a bola e o meia do Colorado aproveitou o rebote para abrir o placar para o Inter.
Paredão colorado: Tchê Tchê chutou forte da entrada da área e Rochet rebateu para o meio, Eduardo chegou finalizando no rebote, mas o goleiro uruguaio se recuperou no lance e defendeu.
Pegando tudo: Marlon tentou um passe para Lucas Fernandes, mas a bola desviou e sobrou para Eduardo dentro da área. O atacante ficou sozinho com Rochet e chutou para linda defesa do uruguaio.
1x1: Aos 10 minutos do segundo tempo, Luis Henrique recebeu em profundidade na esquerda, cruzou para trás e Victor Sá chutou de primeira entre as pernas de Rochet para empatar o jogo.
Virada relâmpago: Dois minutos após empatar o jogo, Hugo recebeu na esquerda, deu belo drible, chegou na linha de fundo, cruzou rasteiro e Nico mandou contra o próprio gol para virar a partida para o Botafogo.
3 x 1: O Botafogo armou um contra-ataque rápido com Di Placido, que tocou para Eduardo e o atacante serviu Luis Henrique para fazer o terceiro do líder aos 27 minutos do segundo tempo.
Que defesa: Após cruzamento na área, Pedro Henrique chegou finalizando, mas Lucas Perri salvou o Botafogo de levar o segundo gol.
Olha o VAR: Após cruzamento na área, Perri falhou e a bola sobrou para Pedro Henrique, que diminuiu para o Colorado. No entanto, com auxílio do árbitro de vídeo, foi flagrado impedimento do atacante colorado na jogada.
FICHA TÉCNICA
Botafogo 3x1 Internacional
Data: 12/08/2023
Hora: 21h (de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, RJ
Público: 39.598
Competição: 19ª rodada do Campeonato Brasileiro
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP), Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
Cartões amarelos: Adryelson, Janderson, Philipe Sampaio (BOT), Rochet, Gabriel, Mercado (INT)
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Victor Sá, Luis Henrique (BOT); Maurício, Nico (contra) (INT)
Botafogo: Lucas Perri, Di Placido, Adryelson, Victor Cuesta, Hugo; Marlon Freitas, Tchê Tchê 9Júnior Santos), Lucas Fernandes (Luis Henrique); Victor Sá (Danilo Barbosa), Eduardo (Philipe Sampaio), Gustavo Sauer (Janderson). Técnico: Bruno Lage
Internacional: Rochet, Bustos, Vitão, Mercado, Renê; Gabriel, Maurício (Nico Hernández), Aránguiz (Bruno Henrique), Wanderson (Pedro Henrique); Alan Patrick (Matheus Dias), Enner Valencia (Luiz Adriano). Técnico: Eduardo Coudet