Com sensação de dever cumprido após queda, Colômbia pede: 'Só falta apoio'
A Colômbia deixou a Copa do Mundo após uma campanha histórica chegando até as quartas de final. Apesar das lágrimas e da tristeza, o sentimento de atletas após a partida diante da Inglaterra era também de gratidão.
Além da emoção pelo apoio dos colombianos dentro e fora da Austrália, a sensação é de que a campanha pode ajudar o futebol nacional a se desenvolver. Onze das 23 convocadas atuam na liga local e jogam apenas quatro meses do ano.
"Na Colômbia há muito potencial, mas precisamos de apoio, precisamos que nos permitam brilhar, não só eu, mas todas as jogadoras. Há muito talento, só falta apoio para potencializar todas as jogadoras. São pessoas maravilhosas, lutadoras, nos abriram portas. Nós merecemos muitas coisas como jogadoras colombianas", comentou Gúzman.
Emoção
A Colômbia se sentiu em casa durante a trajetória na Austrália. Foram muitos torcedores seguindo a seleção e lotando estádios.
Classificação e jogos
Além disso, as jogadoras sentiram também o apoio vindo do país, que acompanhou a Copa e acordou cedo para torcer.
"Muito obrigada por acordarem a essa hora para nos ver e nos apoiar. Acreditamos que sempre estarão conosco. Foi o 12º jogador aqui. Nos apoiaram do início ao fim", agradeceu Mayra Rodríguez.
"Sentimento para mim de orgulho, de gratidão a esse time por deixar o coração no campo. Hoje não foi o que desejávamos. Queríamos ganhar e continuar essa história. Mas estou orgulhosa do trabalho que fizemos", descreveu Vanegas.
Histórico
Esta foi apenas a terceira participação da Colômbia na Copa do Mundo. Em 2011, caiu na fase de grupos. Em 2015, foi às oitavas. Em 2023, sai nas quartas de final.
Apesar da expectativa ter aumentado à medida que as boas atuações apareceram, os colombianos expressaram sentimento de felicidade com o que foi conquistado. Isso passou também pelas jogadoras.
"Acho que foi histórico para a Colômbia chegar às quartas pela primeira vez. Queríamos sete finais, mas não conseguimos. Temos que pensar no que vem e seguir em frente. Temos muito talento na Colômbia, podemos continuar fazendo história. Desta vez saímos nas quartas, mas talvez em quatro anos, quando voltarmos a nos classificar, poderá ser uma final", afirmou Mayra.
"O apoio da América do Sul foi impressionante. Do Brasil foi muito, muito lindo. Recebi muitas mensagens de pessoas brasileiras. O gol que fiz contra a Alemanha teve narração espetacular de um brasileiro, me arrepiou depois de ver. Foi lindo o apoio. Nos ajudou muito. As pessoas da Colômbia foram impressionantes no estádio. É um apoio fundamental porque nos enviaram a melhor energia. Hoje não deu, mas com certeza em outra ocasião será", finalizou Vanegas.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.