Fortaleza goleia no 2º tempo e mantém Santos no Z-4 na estreia de Aguirre
Eduardo Nunes
Colaboração para o UOL, em São Paulo
13/08/2023 20h23
O Fortaleza venceu o Santos por 4 a 0 hoje (13) pela 19ª rodada do Brasileirão.
O Leão voltou melhor no segundo tempo e abriu o placar aos 13 minutos, com Machuca.
O Santos se lançou ao ataque e abriu caminho para a goleada do Tricolor, que deslanchou nos minutos finais, marcando aos 34'. aos 37' e aos 45.
O Alvinegro teve a volta de Soteldo, que entrou no segundo tempo, e o primeiro jogo de Furch como titular. Ambos foram bem discretos.
O Peixe, com apenas 18 pontos, segue na zona de rebaixamento, ocupando o 17º posto.
A vitória encerra a série quatro derrotas seguidas no Brasileirão do Tricolor, que vai aos 26 pontos e sobre para a 11ª posição.
A equipe nordestina não marcava um gol há dois jogos no torneio e tinha feito mais de dois gols em uma mesma partida da Série A pela última vez no dia 29 de abril, quando venceu o Fluminense por 4 a 2 na 3ª rodada.
Como foi o jogo
O primeiro tempo foi fraco tecnicamente e os goleiros praticamente assistiram ao embate. O Fortaleza ficou mais com a bola no campo de ataque, porém só conseguiu finalizar nas bolas aéreas. O Santos tentou apostar no contragolpe, mas - com exceção de Jean Lucas - não conseguiu bons passes para sair em velocidade.
Os mandantes voltaram com ímpeto maior no segundo tempo, conseguiram pressionar e, em treze minutos, abriram o placar com Machuca. Aguirre mudou as peças no ataque e o Peixe tentou reverter a desvantagem. A equipe se lançou ao ataque, permitindo muito espaço na defesa e facilitando a vida do Fortaleza, que conquistou uma vitória folgada.
Lances importantes
8 minutos do primeiro tempo. Furch disputa bola com Brítez. O zagueiro agarra o centroavante dentro da área, que cai pedindo pênalti. O árbitro manda seguir e João Ricardo fica com a bola.
24 minutos do primeiro tempo. Jean Lucas cruzou da direita e João Lucas dominou dentro da área. O jogador demorou para finalizar e a zaga conseguiu afastar o perigo.
26 minutos do primeiro tempo. Tinga avançou pela direita, passou por Dodô, mas errou na hora de bater para o gol e facilitou a vida de Vladimir.
Fortaleza 1x0 Santos. Com liberdade, Pochettino cruzou, Galhardo fez o corta-luz e deixou para Machuca, que dominou e bateu forte para abrir o placar, aos 13 minutos da segunda etapa.
21 minutos do segundo tempo. Thiago Galhardo recebeu sozinho no meio-campo, puxou o contragolpe, entrou na área, mas se desequilibrou na hora de finalizar e o goleiro Vladimir ficou com a bola.
Fortaleza 2x0 Santos. Vladimir não saiu do gol na cobrança de escanteio e João Basso dividiu a bola com Titi, tocando por último nela. A bola ainda passou ao lado do goleiro antes de entrar no gol, aos 34 minutos do segundo tempo.
Fortaleza 3x0 Santos. Três minutos depois do segundo, o Leão marcou o terceiro em contra-ataque. Yago Pikachu avançou pela esquerda e cruzou para Caio Alexandre, sozinho dentro da área, ampliar a vantagem.
Fortaleza 4x0 Santos. Yago Pikachu chutou, Vladimir deu rebote e José Welison passou para Bruno Pacheco, que bateu da entrada da área e marcou seu primeiro gol com a camisa tricolor.
Agenda
O Peixe volta a campo no outro domingo (20), às 16h, quando recebe o Grêmio na Vila Belmiro. Já o Tricolor entra em campo no sábado (19), às 16h, quando visita o Internacional. Ambos os duelos acontecem pela 20ª rodada.
FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 4 X 0 SANTOS
Competição: Série A do Campeonato Brasileiro - 19ª rodada
Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Dia e hora: 13 de agosto, domingo, às 18h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Bruno Mota Correia (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ/FIFA) e Thiago Rosa de Oliveira (RJ)
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Machuca, Titi (FOR); Rodrigo Fernández (SAN)
Gols: Machuca, aos 13'/2ºT, João Basso (contra), aos 34'/2ºT, Caio Alexandre, aos 37'/2ºT, e Bruno Pacheco, aos 45'/2ºT, para o Fortaleza.
Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre (Lucas Sasha), Zé Welison e Pochettino (Pedro Augusto); Marinho (Yago Pikachu), Machuca (Guilherme) e Thiago Galhardo (Silvio Romero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Santos: Vladimir; Gabriel Inocêncio, Joaquim, João Basso e Dodô; Rodrigo Fernández (Camacho), Dodi e Jean Lucas (Luan Dias); João Lucas (Wesley Patati), Lucas Braga (Soteldo) e Furch (Bruno Mezenga). Técnico: Diego Aguirre.