Jogadores do Nacional-AM, time que encara o Bahia de Feira pelas oitavas de final da Série D amanhã, simularam um velório na atividade que antecede o duelo entre os times — Deon, atacante da equipe baiana, morreu nesta semana durante um treinamento.
O que aconteceu
A foto foi publicada às 18h27 (de Brasília) no Twitter oficial do Nacional-AM. "Reconhecimento feito e preparação encerrada! O treinamento deste domingo foi no palco da partida de amanhã, a Arena Cajueiro, em Feira de Santana (BA)", escreveu a página.
Na imagem, um jogador aparece deitado no gramado com uma mão no peito e outra no nariz. Ao redor, alguns companheiros simulam uma oração, enquanto outros sorriem para o fotógrafo.
Imediatamente, torcedores se revoltaram com a atitude, já que Deon, atacante do rival do Nacional, morreu na quarta-feira (9) durante um treinamento justamente em Feira de Santana.
O Nacional-AM apagou a foto e se posicionou na noite de hoje. O clube afirmou que a foto foi feita em um rachão e que "não teve intenção alguma de atrelar" ao fato ocorrido com o atleta do Bahia de Feira.
O texto admite que a postagem "não foi adequada", mas ressalta que "a atividade descontraída" e a "disputa interna entre os atletas" são "costumeiras e habituais do futebol".
O Nacional Futebol Clube esclarece que a foto postada anteriormente a cerca do tradicional "rachão" de pré-jogo não teve intenção alguma de atrelar a morte recente do atleta Deon, do Bahia de Feira. A atividade descontraída e de disputa interna entre os atletas, bem como a foto, são costumeiras e habituais do cotidiano do futebol. Jamais iríamos compactuar com algo "de brincadeira" como tem sido atrelada a postagem. Temos total responsabilidade ao futebol e a situação, inclusive abraçamos familiares, torcida e atletas no momento de luto. Respeitosamente nos pronunciamos para a torcida adversária, os familiares e nossa torcida. O Nacional é um clube centenário que sempre honrou com a ética do desporto. Portanto, reconhecemos que a postagem não foi adequada mas, não foi intencional nota do Nacional-AM
+ A atividade descontraída e de disputa interna entre os atletas, bem como a foto, são costumeiras e habituais do cotidiano do futebol. Jamais iríamos compactuar com algo "de brincadeira" como tem sido atrelada a postagem. +
-- Nacional Futebol Clube (@NacionalFC1913) August 14, 2023
+ Respeitosamente nos pronunciamos para a torcida adversária, os familiares e nossa torcida. O Nacional é um clube centenário que sempre honrou com a ética do desporto. Portanto, reconhecemos que a postagem não foi adequada mas, não foi intencional.
-- Nacional Futebol Clube (@NacionalFC1913) August 14, 2023
Federação se manifesta
A Federação Bahiana de Futebol emitiu uma nota repudiando a atitude dos atletas do Nacional-AM. A entidade disse que a exclusão do conteúdo "não o isenta do ato de desrespeito á família do atleta".
A Federação Bahiana de Futebol repudia veementemente uma postagem feita pelo Nacional Futebol Clube, adversário do Bahia de Feira nas oitavas de final da Série D do Brasileirão, neste domingo (13), em uma rede social. Apenas quatro dias após o falecimento do atacante Deon, os atletas do clube amazonense demonstraram falta de empatia, tolerância e respeito com uma simulação desnecessária, que indignou todos os baianos. O fato de o clube ter apagado a postagem em seguida não o isenta do ato de desrespeito à família do atleta, que sofre com a sua recente perda. Não há espaço para brincadeiras como essa no nosso futebol nota da Federação Bahiana de Futebol
A morte de Deon
O atacante tinha 36 anos e morreu durante um treinamento. Ele se preparava para atuar justamente na partida de amanhã contra o Nacional-AM, pelas oitavas de final da Série D.
Newsletter
OLHAR OLÍMPICO
Resumo dos resultados dos atletas brasileiros de olho em Los Angeles 2028 e os bastidores do esporte. Toda segunda.
Quero receberA última partida do atacante ocorreu no último fim de semana, quando seu time venceu o Potiguar. Ele iniciou como titular e atuou durante 65 minutos.
Deon acumulou passagem no Bahia teve uma rápida trajetória pelo time B do Palmeiras. Ele também passou por clubes como Vila Nova, Atlético-BA, Tupi, Juazeirense e Fluminense de Feira antes de chegar à equipe de Feira de Santana.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.