O recente acordo entre Neymar e Al-Hilal acentua a discrepância entre o futuro idealizado no início da carreira do craque brasileiro com o que realmente se concretizou.
O que aconteceu
O atacante e o clube da Arábia Saudita acertaram uma negociação de contrato por dois anos, segundo informações do jornal francês L'Équipe. Ele vai receber 160 milhões de euros (R$ 861 milhões, na conversão atual) pelo período de 24 meses.
Neymar já havia comunicado o PSG o seu desejo de sair. O brasileiro teria sido chamado por Luis Campos e Luis Enrique, diretor de futebol e treinador do clube, respectivamente, e foi informado que o clube não conta com ele nesta temporada.
O jogador que tinha o sonho de conquistar a Bola de Ouro, pode estar abrindo mão disso para embolsar muito dinheiro no futebol árabe. Além disso, está seguindo os passos de craques como Cristiano Ronaldo, Benzema, Firmino e Kanté.
Neymar deixou o Brasil rumo ao futebol europeu com o status de craque e como o melhor jogador brasileiro da sua geração — e segue sendo. A expectativa englobava títulos coletivos e individuais.
Início meteórico e Barcelona
Neymar estreou pelo profissional do Santos com apenas 17 anos e logo chamou atenção. Com a camisa do alvinegro, o camisa 10 entrou para a história do clube ao conquistar da Copa Libertadores de 2011.
Se mostrando muito acima da média no futebol brasileiro, o craque se transferiu para o Barcelona em maio de 2013.
Na equipe catalã, Neymar fez parte de um dos melhores ataques do clube, ao lado de Messi e Luis Suárez. O trio MSN conquistou a Liga dos Campeões 2014/15, com Ney sendo um dos artilheiros da competição, com 10 gols.
Pouco depois desta conquista, o brasileiro ficou entre os finalistas da Bola de Ouro. Em 2015, ele ficou na terceira colocação do prêmio.
Em dezembro de 2017, o Barcelona anunciou o acordo de Neymar com o PSG. Essa se tornou a transferência mais cara do futebol.
PSG
O brasileiro chegou ao clube francês com status de estrela.
Pouco depois da sua chegada, o camisa 10 repetiu sua melhor marca no Bola de Ouro. Ficou em terceiro na premiação de 2017.
O PSG contratou Neymar com a intenção do atacante ajudar o clube a conquistar o tão sonhado título da Liga dos Campeões — algo que não aconteceu.
Nos últimos anos, ele vem sendo alvo de muitas críticas por parte da imprensa francesa e da torcida do PSG. Em mais de uma ocasião, torcedores se reuniram em frente a casa do craque para pedir sua saída do clube.
Além de não ter conquistado a Champions, Neymar também acabou sofrendo com lesão, que o deixou fora de jogos importantes.
A situação do jogador no clube foi piorando e o PSG informou o brasileiro de que não contaria com ele para essa temporada, abrindo as portas para uma negociação.
Seleção brasileira
O melhor momento de Neymar vestindo a amarelinha foi na conquista da Copa das Confederações de 2013, aqui no Brasil. No ano seguinte, na Copa do Mundo, ele acabou se lesionando nas quartas de final, contra a Colômbia, e, na semifinal, a seleção foi eliminada pela Alemanha, no famoso 7 a 1.
O brasileiro já disputou três Copas do Mundo da Fifa (2014, 2018 e 2022) e três Copas América (2011, 2015 e 2021). No ano em que o Brasil foi campeão da competição continental — 2019 —, ele não participou por conta de uma lesão. Ney também fez parte da equipe que conquistou o ouro nas Olimpíadas de 2016.
Ao marcar diante da Croácia no Mundial do Qatar, Neymar chegou a 77 gols com a amarelinha e igualou Pelé como o maior artilheiro da seleção brasileira nas contas da Fifa.
Situação atual
Com o acordo com o Al-Hilal, Neymar está seguindo o caminho do dinheiro e de muitas estrelas do futebol mundial. Apesar disso, vai ficar cada vez mais longe dos holofotes da Europa.
Uma saída encontrada pelo jogador seria um empréstimo. Segundo informações do jornal espanhol Sport, Neymar teria pedido ao Al-Hilal para ser emprestado para o Barça.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.