Série D: time nega que foto simulando velório seja provocação a rival morto
Colaboração para o UOL, em Santo André (SP)
14/08/2023 09h55
O Nacional-AM se manifestou nas redes sociais após publicar uma foto de jogadores simulando um velório depois de um "rachão" antes do jogo contra o Bahia de Feira, pela Série D, que será disputado hoje (14).
O que aconteceu
A publicação feita pelo Nacional-AM — posteriormente apagada — foi alvo de críticas, uma vez que foi interpretada como uma provocação já que Deon, do Bahia de Feira, morreu durante a última semana em um treino.
Na nota divulgada, o clube disse que a publicação não teve nenhuma relação à morte do jogador da equipe adversária. Entretanto, reconheceu que "a postagem não foi adequada".
O Nacional-AM explicou que esse tipo de foto e brincadeira é costumeira e que não compactuaria caso fosse intencional.
Em março, uma fotografia similar foi publicada pela equipe após um treino. Nela, um jogador do time derrotado no "rachão" aparece deitado no gramado com os braços cruzados no peito, enquanto os vencedores estão em pé.
O Nacional Futebol Clube esclarece que a foto postada anteriormente acerca do tradicional "rachão" de pré-jogo, não teve intenção alguma de atrelar a morte recente do atleta Deon, do Bahia de Feira. A atividade descontraída e de disputa interna entre os atletas, bem como a foto são costumeiras e habituais do cotidiano do futebol. Jamais iríamos compactuar com algo "de brincadeira" como tem sido atrelada a postagem. Temos total responsabilidade ao futebol e a situação, inclusive abraçamos familiares, torcida e atletas no momento de luto. Respeitosamente nos pronunciamos para a torcida adversária, os familiares e nossa torcida. O Nacional é um clube centenário que sempre honrou com a ética do desporto. Portanto, reconhecemos que a postagem não foi adequada mas, não foi intencional. Nacional-AM, em nota oficial
Federação repudia atitude
A Federação Bahiana de Futebol emitiu uma nota repudiando a atitude dos atletas do Nacional-AM. A entidade disse que a exclusão do conteúdo "não o isenta do ato de desrespeito à família do atleta".
A Federação Bahiana de Futebol repudia veementemente uma postagem feita pelo Nacional Futebol Clube, adversário do Bahia de Feira nas oitavas de final da Série D do Brasileirão, neste domingo (13), em uma rede social. Apenas quatro dias após o falecimento do atacante Deon, os atletas do clube amazonense demonstraram falta de empatia, tolerância e respeito com uma simulação desnecessária, que indignou todos os baianos. O fato de o clube ter apagado a postagem em seguida não o isenta do ato de desrespeito à família do atleta, que sofre com a sua recente perda. Não há espaço para brincadeiras como essa no nosso futebol. Federação Baiana de Futebol
Morte de Deon
O atacante tinha 36 anos e morreu durante um treinamento. Ele se preparava para atuar justamente na partida de hoje (14) contra o Nacional-AM, pelas oitavas de final da Série D.
A última partida do atacante ocorreu no fim de semana retrasado, quando seu time venceu o Potiguar. Ele iniciou como titular e atuou durante 65 minutos.
Deon acumulou passagem no Bahia teve uma rápida trajetória pelo time B do Palmeiras. Ele também passou por clubes como Vila Nova, Atlético-BA, Tupi, Juazeirense e Fluminense de Feira antes de chegar à equipe de Feira de Santana.