Dia 27 da Copa 2023: Edina criticada, Espanha na final e rixa com inglesas

A festa da finalista Espanha marcou o 27º dia da Copa do Mundo feminina. Deixando a "crise" com o técnico Jorge Vilda de lado, as espanholas venceram a Suécia em um dramático 2 a 1 e aguardam Inglaterra ou Austrália na grande decisão.

As suecas reclamaram muito da atuação da árbitra brasileira Edina Alves, que chegou, hoje (15), ao seu oitavo jogo em Mundiais. E a goleira australiana Arnold aproveitou para esquentar a rivalidade com as inglesas antes do jogo de amanhã (16).

Recorde e corneta para Edina Alves

As jogadoras da Suécia criticaram a atuação da árbitra Edina Alves na eliminação para a Espanha. Foi a quarta partida da brasileira nesta Copa, e a primeira que gerou reclamação.

Johanna Rytting Kaneryd afirmou que Edina riu na cara das suecas. A jogadora disse ainda que a árbitra "falava o mesmo idioma delas [espanholas] e deu muitas vantagens [para elas]".

Já Lina Hurtig e Kosovare Asllani criticaram a brasileira por não dar "uma falta clara" e pediram para ela "melhorar sua comunicação".

Críticas a parte, Edina Alves se tornou a brasileira com mais jogos apitados em Mundiais. Com oito partidas, ela superou Carlos Eugênio Simon, que apitou sete duelos entre as Copas de 2002, 2006 e 2010.

Festa para a unida Espanha

A Espanha chegou a uma final de Copa do Mundo feminina pela primeira vez em sua história. O gol de Carmona, aos 44 minutos do segundo tempo, sacramentou a classificação.

Foi a primeira vitória da Espanha sobre a Suécia na história do futebol feminino. Até então, foram 11 confrontos, com quatro empates e sete derrotas.

Continua após a publicidade

Campanha histórica "esconde" crise com federação por saída de técnico Jorge Vilda. Em setembro de 2022, 15 jogadoras enviaram um e-mail para a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) no qual teriam pedido "mudanças estruturais", incluindo a demissão do comandante.

Após o jogo, Vilda afirmou que o boicote de jogadoras ficou no passado: "Me senti apoiado pelo estafe, foi com ele que seguimos em frente durante momentos duros. Deixou todo mundo mais forte. Há que arquivar o passado e pensar no que temos conseguido".

O presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, rasgou elogios ao treinador: "técnico top mundial".

Já Alba Redondo destacou a campanha e afirmou que a Espanha está "a 90 minutos de fazer algo grande".

A Espanha agora tenta recolocar a Europa no topo do mundo. A última seleção europeia a ser campeã foi a Alemanha, em 2007.

Rixa entre Austrália e Inglaterra

As seleções disputam, amanhã (16), às 7h (de Brasília), a segunda vaga para a final da Copa feminina. O jogo será no Accor Stadium, em Sydney (AUS).

Continua após a publicidade

A goleira Mackenzie Arnold provocou as inglesas: "Sair para qualquer um é impensável. Provavelmente tem muitos ingleses que gostariam de ver a gente sair para eles, mas muitos australianos também gostariam se os eliminarmos. Estamos vivendo um jogo de cada vez e será assim".

Já o técnico Tony Gustavsson, da Austrália, destacou a qualidade das adversárias com a bola nos pés: "É incrível vê-las jogar. Elas podem estar um pouco a frente em desenvolvimento, a seleção inglesa tem o mesmo orçamento de todos os nossos times nacionais na Austrália juntos. Isso significa mais recursos, ajuda no desenvolvimento. Estamos no início da jornada, mas espero que possamos falar que esse foi um momento chave".

Do outro lado, a comandante Sarina Wiegman negou favoritismo e disse que "a Austrália não é só Sam Kerr". A camisa 20 australiana é dúvida entre as titulares.

Irmão de jogadora da Colômbia morre

Andrés Carabalí foi morto durante um tiroteio em uma boate de Cali, na Colômbia. Ele é o irmão caçula de Jorelyn Carabalí, colombiana que atuou na Copa feminina.

Andrés Carabalí tinha 23 anos e trabalhava como DJ na boate em questão, segundo informações da polícia local.

Continua após a publicidade

A jogadora da Colômbia, que atua pelo Atlético-MG, agradeceu o apoio após a morte de Andrés: "Meu pequeno. Deus, me dê forças. Novamente passando por esta situação. Obrigado por todas as mensagens de apoio neste momento difícil", escreveu nos Stories do Instagram.

Jorelyn Carabalí, de 26 anos, foi titular na Colômbia nesta Copa e se despediu do torneio com uma assistência. As sul-americanas surpreenderam e foram longe, mas a campanha chegou ao fim com uma derrota por 2 a 1 para a Inglaterra nas quartas de final.

Chaveamento da Copa feminina

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.