Lindsay Camila: 'Espanha mostrou boa estrutura ao manter treinador'
Assistente técnica da seleção sub-15 e sub-17, Lindsay Camila elogiou o trabalho da Federação Espanhola (RFEF) na preparação para a Copa do Mundo Feminina. A declaração foi feita no Joga Junto, programa que o UOL Esporte transmite diariamente durante o Mundial.
'Chegar a uma final não é só o trabalho de uma equipe'. "Acho que o apoio da federação ao treinador - e fala-se muito no que foi feito, no método, e eu não quero defender o treinador, mas, ao mantê-lo, a federação mostrou que está estruturada. Ser campeão mundial sub-20 e sub-17 e chegar a uma final de Mundial não é o trabalho solitário de uma equipe, é o trabalho de uma estrutura toda, de um campeonato que vem [crescendo] nos últimos anos".
'Trabalho da federação é importante'. "É importante para o futebol espanhol e, vou cutucar, também para mostrar para a seleção francesa, que trocou de técnico antes da Copa e ficou nas quartas de final. E, mesmo assim, eu vi um primeiro tempo muito bom contra o Brasil, um [bom] jogo contra o Marrocos - que é normal. A gente sempre fala de jogador e técnico, mas o trabalho da federação é importante nesse processo. A Liga também é importante para esse resultado".
Conflito entre jogadoras e federação antes da Copa
Várias jogadoras da seleção espanhola entraram em conflito com a comissão técnica e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) antes da Copa do Mundo Feminina. A situação ficou clara durante a comemoração das atletas após a classificação para as semifinais, quando elas ignoraram o treinador Jorge Vilda.
Classificação e jogos
O conflito veio à tona em setembro de 2022, quando 15 jogadoras espanholas enviaram uma carta à federação pedindo melhorias estruturais. Além disso, elas diziam que o ambiente era "tóxico" e criticavam os métodos de Jorge Vilda e da comissão técnica.
As signatárias da carta, que em sua maioria atuavam pelo Barcelona, deram um ultimato à federação: se Vilda não fosse demitido, elas não jogariam mais pela seleção. A RFEF, por sua vez, expôs o conteúdo da mensagem e deu respaldo ao treinador.
A repercussão com a torcida espanhola não foi boa, tanto que algumas jogadoras negaram o pedido de demissão do técnico, alegando que a carta pedia apenas mudanças estruturais.
Das quinze signatárias, doze não foram à Copa do Mundo, enquanto Bonmatí , Caldentey e Batlle - todas do Barcelona - estão no Mundial.
Lindsay Camila, sobre briga na Espanha: 'Sentimentos amenizados na Copa'
Assistente técnica da seleção sub-15 e sub-17, Lindsay Camila opinou que a convivência entre atletas e treinador pode, de alguma forma, ter ajudado no clima da seleção espanhola durante a Copa do Mundo.
A reclamação delas [jogadoras da Espanha] é legítima, mas quando você chega à final da Copa do Mundo, não que você esqueça, mas a convivência no torneio e tudo o que aconteceu -- acredito que tenham muitas reuniões e conversas - acaba amenizando alguns sentimentos. Se ele errou - e espero que ele tenha reconhecido, de repente, as meninas entenderam
Lindsay Camila
'Precisamos ser mais coerentes no futebol feminino', alerta Lindsay Camila
Newsletter
OLHAR OLÍMPICO
Resumo dos resultados dos atletas brasileiros de olho em Los Angeles 2028 e os bastidores do esporte. Toda segunda.
Quero receberAssistente técnica da seleção sub-15 e sub-17, Lindsay Camila avaliou que há uma passionalidade exagerada na análise do futebol feminino.
A gente precisa analisar muito bem o que está sendo feito e o que pode ser feito. Não estou sendo política, estou sendo realista. Ano passado, trazendo para mim, eu estava em uma equipe que quase eliminou o Corinthians e saio como a pior treinadora. E as meninas que quase subiram, saem como 'elenco fraco'. A gente vive muito passional no futebol. Precisamos ser mais racionais. Nós que trabalhamos com o futebol e passamos a mensagem.
Lindsay Camila
'Entraria com Sam Kerr; é uma das melhores do mundo', diz Lindsay Camila
Assistente técnica da seleção sub-15 e sub-17, Lindsay Camila disse que Sam Kerr deveria estar entre as titulares da Austrália na semifinal da Copa do Mundo Feminina.
Eu entraria com a Sam Kerr. Ela é muito importante para o Chelsea. Eu a vejo como uma das melhores finalizadoras ou uma das atletas mais importante do cenário mundial.
Lindsay Camila
Deixe seu comentário